fbpx

Business Intelligence: Saiba Como Dominar o seu Negócio!

Business Intelligence

Business Intelligence são um conjunto de metodologias e ferramentas que envolvem a recolha, organização, partilha e monitorização para tornar a análise dos dados rápida e eficiente. O grande objetivo passa pela transformação dos dados em informação rica que suporte a tomada de decisão.

Para que seja percetível a sua importância, convém salientar a grande quantidade de dados que é gerada todos os dias, por milhares de pessoas e empresas. O volume de dados é de tal forma elevado que sem metodologias e ferramentas para análise dos mesmos, a tarefa do gestor de uma empresa seria muito complicada.

A evolução das tecnologias de informação e as constantes alterações dos mercados, proporcionam o progresso do Business Intelligence. Permitem que os consumidores assimilem a informação de forma dinâmica e rápida através da compilação de uma série ampla de fontes de informação.

 

Deverá a sua empresa investir em soluções Business Intelligence?

 

É muito provável que a sua organização se depare diariamente com questões como estas:

  • Porque é que existem tantas quebras de stock?
  • Porque é que existe tanto valor em dívida por parte dos clientes?
  • Porque é que a tesouraria tem tantas oscilações ao longo de um período?
  • Porque é que existem tantas perdas de eficiência no processo produtivo?

Qualquer empresa que aposte em Business Intelligence, está a dar a oportunidade aos seus recursos humanos de evoluírem em conhecimento. É um contributo muito importante para o aumento dos níveis de competitividade. As soluções Business Intelligence permitem às organizações avaliarem o seu desempenho e tomarem decisões bem fundamentadas para o futuro.

Suponhamos que a sua organização recebe uma lead. Precisa de avaliar o potencial cliente, para verificar a viabilidade de eventuais negócios entre ambos. Na avaliação desse cliente, são inúmeros os indicadores que serão objeto de análise. Tais como a sua situação financeira, o feedback de outros concorrentes, as condições de pagamento, o ramo de atividade, entre outros. Com uma solução Business Intelligence, que permita registar, analisar e documentar devidamente todas as informações, qualquer organização empresarial terá uma visão global de todos os panoramas.

Trata-se de um conceito que está diretamente ligado com a rapidez de resposta. Qualquer organização empresarial que adote a cultura do Business Intelligence, terá inúmeras vantagens face aos seus concorrentes diretos.

A aposta em soluções Business Intelligence aumentará a capacidade de analisar as tendências atuais de compra dos seus clientes. Como vai perceber o que os seus clientes estão a comprar, usará essas informações para desenvolver produtos que respondam às suas necessidades. No fundo, produzirá para dar resposta às tendências de consumo atuais, aumentando a sua rentabilidade.

 

Metodologia Business Intelligence

 

A metodologia associada ao Business Intelligence inicia-se com a definição do “Data Warehousing”. Trata-se de um repositório central de dados onde serão compiladas todas as informações recolhidas das mais variadas fontes. De seguida, aplica-se o conceito do “Data Minning”. Consiste na procura de padrões coerentes para extrair informações importantes, no meio da enorme quantidade de dados recolhidos na 1ª fase. O “Data Minning” é suportado por um conjunto de relatórios e análises de forma a facilitar a observação dos dados. A adoção da “Reengenharia de processos de negócio (BRP)” ajuda na otimização dos processos implementados na organização empresarial e a aplicação do conceito “Benchmarking”, na maximização do desempenho da mesma.

 

Tipos de soluções Business Intelligence

 

Existe atualmente um conjunto extenso de soluções Business Intelligence. Os tipos de soluções dividem-se da seguinte forma, tendo em conta a sequência da metodologia aplicada sobre este conceito:

  • Soluções “Data Minning”

Soluções de software que permitem o registo e a análise de grandes quantidades de dados. Este tipo de softwares combinam a utilização de dados do histórico com algoritmos estatísticos, para obtenção de dados baseados em probabilidades.

  • Soluções “Query Report”

São um conjunto de ferramentas que permitem a construção de relatórios baseados nos dados guardados no “Data WareHouse”.

  • Soluções “Budgeting and Forecasting”

São funcionalidades que permitem controlar a gestão orçamental aliado ao planeamento e previsão de vendas.

  • Soluções “BPM/ CPM/ EPM”

Conjunto de análises que permitem à organização empresarial monitorizar o seu desempenho em relação a alguns indicadores.

  • Soluções “Dashboard”

Tratam-se de Painéis de Informação que mostram indicadores de comparabilidade entre os objetivos traçados e o real, facilitando na análise dos dados gerados. Vejam um exemplo aqui, criado através da ferramenta Power BI disponibilizada pela Microsoft.

 

A aquisição de soluções Business Intelligence é aconselhável a pequenas, médias e grandes empresas. São, sem dúvida, um auxílio na otimização de tarefas entre departamentos, na tomada de decisões, na redução de custos e na eliminação da duplicação de tarefas. Existem muitas soluções que já trazem de base muitos relatórios de análise e gráficos, que permitem uma resposta eficaz mesmo para aquelas empresas que não têm grandes recursos para investir.

Para aproveitar todos os benefícios de uma solução Business Intelligence, é também importante que a organização empresarial invista em recursos humanos habilitados e em formação. Para além disso, importa garantir que a solução adquirida seja parametrizável, acompanhando o crescimento da própria empresa ao longo dos anos.

 
 

Subscrever o Blogue

captcha

A blink-iT Solutions está comprometida com o cumprimento do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais necessitamos do seu consentimento e para tal, necessita de conhecer e aceitar a nossa Política de Privacidade.

Aceito a Política de Privacidade
Dou consentimento ao tratamento de dados

Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário