fbpx

O impacto da bitcoin na aquisição de soluções ERP

bitcoin + ERP

Perante a necessidade de se destacarem no mercado e com o objetivo de alcançarem o sucesso, as empresas normalmente utilizam um conjunto variado de softwares ERP. No entanto, este tipo de soluções tem vindo a sofrer uma série de alterações devido ao avanço constante da tecnologia. Um bom exemplo é a introdução da bitcoin como método de pagamento nas transações eletrónicas

Aliada à introdução das bitcoins, surge a tecnologia Blockchain que regista a quantia de bitcoins transacionadas, permitindo rastrear quem enviou, quem recebeu e a data e hora da transação, demonstrando cada vez mais a transparência deste método de pagamento. Desta forma, é garantida maior segurança e uma rede à prova de falhas e de acessos indevidos. A tecnologia Blockchain permite a monitorização e o controlo dos dados de forma segura. 

Esta tecnologia garante o armazenamento das transações em blocos. De X em X minutos, são formados novos blocos com ligação aos anteriores, que tornam a Blockchain segura e transparente. 

A segurança desta metodologia reside no facto de qualquer manipulação ou tentativa de fraude ser imediatamente eliminada, pois invalida as transações anteriores. Para além das bitcoins, a Blockchain poderá ser utilizada para validação de documentos, transações financeiras, comercialização de produtos, entre outros. 

Embora esta metodologia de pagamento seja englobada atualmente em diferentes cenários empresariais, existe paralelamente um software específico que está em constante transformação. Trata-se do ERP, solução responsável por garantir o aumento de produtividade e eficiência entre os processos nas empresas. 

Enterprise Resource Planning é, cada vez mais, um alvo direto do Blockchain e das transações através das bitcoins. 

Como a bitcoin se relaciona com um software ERP? 

Para estabelecer uma relação, é importante referenciar o avanço da tecnologia Cloud Computing, que permitiu a integração de diferentes sistemas com elevado grau de segurança. As transações efetuadas por bitcoins e suportadas pelo Blockchain são cada vez mais utilizadas em conjunto com o ERP, estimulando o seu desenvolvimento e eficiência e reduzindo as suas falhas. 

Enterprise Resource Planning engloba duas vertentes: os dados transacionais (vendas, compras, stocks) e as regras e processos de negócio. Com a tecnologia Blockchain, caminhamos para a era das aplicações descentralizadas do tipo ERP, que podem abranger várias empresas, partilhando dados e automatizando os negócios. 

A utilização da bitcoin como moeda na aquisição de softwares ERP, em sintonia com a tecnologia Blockchain, garante a legitimidade e a segurança nas transações. Associado a estes processos, é evidente o poder de tomada de decisão por parte da empresa que adquire e utiliza o ERP. 

As oportunidades que poderão advir das transações via bitcoins num sistema ERP são inúmeras. Estudos indicam que o ERP na Cloud poder-se-á tornar um padrão em muito pouco tempo, abrindo margem para que diversos empreendedores adiram à aquisição de soluções ERP influenciados pela tecnologia Blockchain. 

Método de pagamento que alia segurança e fiabilidade 

O impacto da bitcoin na aquisição e integração de soluções ERP é um adicional que irá facilitar e simplificar a integração de variados sistemas.  Isto é particularmente benéfico se tivermos em mente as transações financeiras.  

Um bom exemplo são as instituições bancárias. Estas poderão obter um maior controlo utilizando a tecnologia Blockchain e oferecer serviços com risco mínimo de segurança aos seus clientes, uma vez que lidam com informações confidenciais a toda a hora. 

As tecnologias subjacentes à bitcoin oferecem uma série de maisvalias nos negócios. Basta pensarmos quando se trata de proteger transações financeiras globalizadas e imunes à interferência de manipulação externa. 

É um facto que o ERP está, cada vez mais, a integrar processos sofisticados. A utilização da bitcoin como método de pagamento tem tendência a ser uma realidade em todas as operações cooperativas. Consequentemente, e não esquecendo as preocupações emergentes sobre a segurança deste tipo de transações, parece lógico que os processos baseados em bitcoins se tornam mais úteis para o crescimento do ERP num futuro próximo. 

Está a preparar-se para instalar um software de Enterprise Resource Planning na sua empresa? Faça download grátis do nosso guia e fique a par de 10 passos para a implementação bem-sucedida de um ERP. 

Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário