fbpx

Consolidação de Contas: Conheça as Vantagens do Dynamics NAV!

consolidação de contas

 

A consolidação de contas pode revelar-se um procedimento relativamente complexo. O objetivo principal deste processo é apresentar a contabilidade de um grupo empresarial como se este fosse uma entidade económica singular. Deve, por isso, ser efetuado de forma verdadeira, apropriada e sem falhas.

A consolidação de contas é um procedimento obrigatório que está previsto nos termos do artigo 6º do decreto-lei nº 158/2009, de 13 de julho. Quando há um grupo constituído por várias sociedades e uma empresa-mãe, esta última tem o dever de executar as demonstrações financeiras consolidadas de todo o grupo, independentemente da titularidade do capital.

As contas consolidadas permitem efetuar uma análise complementar às contas individuais, fornecendo uma imagem da evolução das atividades do grupo. Sendo os relatórios financeiros o reflexo de uma entidade para o exterior, a consolidação de contas ganha uma importância significativa, pois disponibiliza informação valiosa para os stakeholders e para os mercados onde estas entidades operam e se financiam.

 

Dynamics NAV: Software essencial para a consolidação de contas!

 

A aplicação Microsoft Dynamics NAV pode ser um grande auxílio em todo o processo de apresentação de contas de grupos empresariais. Esta solução permite criar uma empresa de consolidação, a partir da qual é possível executar o método de consolidação financeira, importando automaticamente, de cada uma das restantes empresas subsidiárias, toda a informação contabilística necessária.

Além disso, ajuda a criar relatórios globais consolidados e análises por cada unidade de negócio (subsidiária). Assim, automatiza todos os procedimentos, evitando erros.

Este não é o único benefício que os grupos empresariais podem retirar deste software. Existem outras vantagens associadas ao processo de consolidação com recurso ao Microsoft Dynamics NAV. Conheça-as de seguida.

 

8 Vantagens do Dynamics NAV na consolidação de contas

 
  1. Consolidação de subsidiárias com origem na mesma base dados;
  2. Consolidação de subsidiárias originadas em diferentes bases dados, usando, para o efeito, um ficheiro de consolidação;
  3. Mapeamento de diferentes planos/contas e estruturas de dimensão de cada empresa subsidiária para a de consolidação;
  4. Consolidação de qualquer período anterior, desde que garantidas as configurações;
  5. Consolidação de contas pelo método integral e pelo método proporcional;
  6. Consolidação dos saldos por valor e dimensão, permitindo análises das contas consolidadas mais refinadas;
  7. Consolidação das empresas com diferentes divisas base;
  8. Reconsolidar saldos, caso haja alterações nas contas de cada subsidiária.
 

O Microsoft Dynamics NAV tem inúmeros benefícios e facilita a consolidação das contas de grupos empresariais. Além disso, pode ser uma excelente ferramenta para a gestão financeira de negócios singulares.

Quer saber mais sobre esta solução? Peça-nos uma demonstração gratuita! Saiba como fomentar o desenvolvimento do seu grupo ou empresa e garanta que todos os procedimentos contabilísticos são eficazmente cumpridos.

 

Demonstração Gratuita

 
Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário