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Que benefícios vou tirar de uma solução como o CRM? 

CRM

Atualmente, qualquer empresa, independentemente da sua dimensão, pode utilizar uma solução como o CRM de uma forma eficaz.   As características de um CRM assentam em organização, gestão, centralização de tarefas, automatismos associados ao marketing e à comunicação, atributos que são importantes para o sucesso de qualquer negócio.  Se está a pensar implementar um CRM na sua empresa, mas não tem grande noção dos maiores benefícios da sua utilização, continue a ler este artigo.    

CRM: Principais benefícios para os processos diários da sua empresa

 

  • Melhor atendimento ao cliente 

O CRM é um tipo de solução que foi desenvolvida para melhorar o relacionamento entre a empresa e os seus clientes, sendo este um dos seus principais benefícios.   Esta solução permite uma gestão completa de todos os contatos, reúne informações importantes dos clientes: como o registo de compras, visitas, reuniões, registos telefónicos, entre outras.   Desta forma o utilizador tem ao seu dispor, de forma fácil, toda a informação que necessita sobre cada contacto, facto que melhora a experiência de compra e aumenta, tendencialmente, a satisfação do cliente.   

  • Aumento de Vendas 

Este tipo de solução permite automatizar os processos de venda, criar um pipeline, otimizar tarefas importantes e analisar todos os dados inerentes a este processo. Tudo isto numa base de dados centralizada, o que aumenta potencialmente as vendas e a produtividade  Um CRM permite não só estabelecer os processos de venda, de acordo com o ramo de atividade, como cada um dos seus utilizadores pode ajustá-lo, facilmente, à medida das interações que tem com os seus contatos e clientes.   

  • Análises e Indicadores 

O CRM tem um conjunto de recursos analíticos que auxilia o utilizador a interpretar os dados, dividindo-os em dados valiosos e em métricas de mais fácil compreensão.   Estes indicadores permitem avaliar o sucesso de uma campanha de marketing, e, sempre que necessário, tomar as melhores decisões de acordo com os resultados.   

  • Maior produtividade e eficiência 

O CRM utiliza tecnologia de automação de marketing, agiliza tarefas, como campanhas de divulgação, e otimiza o tempo dos utilizadores.   Este tipo de solução garante que nenhuma tarefa passa despercebida. Além disso, este software disponibiliza um painel de monitorização do funcionamento atual dos processos e apresenta sugestões de melhoria dos fluxos de trabalho.   

  • Base de Dados Centralizada 

Um dos maiores benefícios de uma solução como o CRM é o facto de estar assente numa base de dados centralizada com acesso aos dados de todos os clientes. Esta característica torna esta solução facilmente acessível a qualquer utilizador da empresa.   Como o CRM guarda todas as interações entre a empresa e os seus clientes, é muito fácil ao gestor de conta saber quais os produtos mais comprados pelos seus clientes, por exemplo. Este facto facilita a ação em futuras campanhas de marketing e propostas de venda.   

  • Retenção de Clientes 

Depois da aquisição e da conversão dos leads, torna-se crucial a retenção dos clientes promovendo a fidelização dos mesmos.   A alta rotatividade de clientes pode ter efeitos negativos para o negócio das empresas, representando perdas de receitas. Porém, com o CRM a sua empresa tem acesso a informações fundamentais para incentivar a repetição de negócios e dar o melhor suporte às suas equipas e aos seus clientes.   

CRM: Um mundo de oportunidades para cada negócio! 

Existem outros benefícios que podem ser tirados de uma solução como o CRM, tais como permitir fazer uma gestão completa de leads, definir a segmentação dos clientes, ter o acesso a relatórios automatizados, obter previsões de vendas de forma mais precisa e simplificar as comunicações internas. Este é um software muito poderoso que ajuda as empresas a crescerem de forma mais consistente.  Por exemplo, as empresas que possuem um departamento de vendas dedicado, normalmente, obtêm maior vantagem na utilização de um CRM. Isto deve-se ao facto de o software permitir: 

  • Auxiliar a gestão de contatos e a relação com os clientes; 
  • Melhorar e expandir os processos de venda, utilizando informações do cliente; 
  • Expor falhas e áreas que merecem ser melhoradas; 
  • Automatizar tarefas junto da equipa comercial. 

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