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O CRM melhora a relação com os clientes?  

CRM

Uma vantagem evidente de uma solução CRM é a capacidade de gerir o relacionamento com o cliente. Nenhum negócio sobrevive se não criar uma relação de confiança entre quem vende e quem compra. A maneira como a empresa faz a gestão da sua base de dados é determinante para o sucesso deste entendimento.   

Em que medida o CRM ajuda empresas e clientes?

O CRM faz a ponte entre os seus serviços e as necessidades dos seus clientes. A adoção de uma solução como esta, garante a melhoria de qualidade no atendimento ao cliente, aumenta a consistência no relacionamento, assim como o nível de fidelização  Conseguimos perceber que uma empresa que investe num CRM está focada em melhorar os processos do negócio e em simplificar a gestão das informações de clientes e potenciais clientes.   Com o CRM passa a ter acesso a uma série de mais-valias que vão desde:   

  • Gestão do funil de vendas; 
  • Angariação de leads; 
  • Gestão dos processos de marketing; 
  • Aumento de receita; 
  • Melhoria de processos internos; 
  • Acesso a indicadores sobre os clientes; 
  • Análise de dados; 
  • Etc. 

À medida que a empresa cresce, a base de dados aumenta. E, eventualmente, torna-se cada vez mais difícil centralizar e otimizar o atendimento, tanto a potenciais como a clientes efetivos. Interações podem ficar perdidas em e-mails, ficheiros de excel, entre outros, levando a comunicações irregulares e inconsistentes. Ora, isto traz custos desnecessários para a empresa.  O CRM colmata essas dificuldades, porque permite o aumento de vendas e ajuda as empresas a melhorarem a retenção de clientes e os índices de satisfação.    

5 Benefícios do CRM na relação com o cliente  

 

1. Melhora o conhecimento dos clientes

Os maiores desafios de construir relações a longo prazo com o cliente é compilar os dados certos e gerar uma visão 360 graus de cada contacto. O facto de o CRM armazenar todas as informações numa base de dados centralizada, torna-o uma ferramenta de comunicação poderosa. Este sistema oferece valor ao departamento comercial, melhora a gestão do marketing e oferece uma vantagem competitiva ao serviço pós-venda.   

2. Aprimora a segmentação

O CRM permite segmentar contatos em públicos-alvo. Este tipo de solução divide os dados por categorias e critérios o que facilita a criação de listas com foco. O departamento de marketing pode utilizá-las e promover campanhas específicas direcionadas a cada segmento.    

3. Fideliza clientes

O CRM é uma ótima ferramenta para manter o cliente satisfeito. Por exemplo, através de alertas, relembra os colaboradores de compromissos, envia e-mails de acompanhamento aos seus seguidores e sugere o reforço de contacto com clientes. Desta forma, consegue manter uma ligação com quem já lhe comprou algum produto ou serviço, alimentar a relação com quem o segue e potenciar novas vendas.   

4. Antecipa necessidades

É mais fácil fazer cross-sell ou up-sell para um cliente quando temos acesso a uma solução que ajuda os comerciais a acompanharem os hábitos de compra. Com um sistema de CRM a sua equipa tem um mind-set customer oriented e pode vender mais e mais rápido. Ao ter acesso ao histórico de interação com o cliente, antecipa as necessidades individuais e apresenta a solução na hora H. O acesso ao histórico de interação facilita a oferta em tempo útil. Com apenas alguns cliques, é possível saber quais foram as solicitações e qual o grau de satisfação.     

5. Comunicação rápida 

É muito importante responder de forma rápida e assertiva às solicitações dos clientes. Trata-se de um sinal de profissionalismo. O CRM permite economizar o tempo dos seus utilizadores ao oferecer um conjunto de modelos de e-mail, documentos, propostas, cotações, newsletters, prontas a serem utilizadas.  O atendimento é uma prioridade na realização de um negócio, pois o cliente é mais do que uma oportunidade de venda. A construção de bons relacionamentos deve ser a prioridade de todos os negócios que querem prosperar.   

Fidelize os seus clientes com o CRM Dynamics 365

É inegável que hoje o cliente tem nas mãos o poder de decisão. O mercado é aberto e o marketing digital deu palco a muitos negócios. No jogo da atração de novos clientes e seguidores, vence quem responde de forma prática e assertiva, com uma experiência de compra sem percalços.   O CRM Dynamics 365 é um aliado essencial para empresas que não querem ter a preocupação constante de verificar se estão a chegar a todos os alvos do negócio. Este sistema está lá para servir a sua equipa e o seu projeto. Se quer atender e acompanhar melhor o seu público, nós vamos ajudá-lo. Fale connosco, o seu cliente merece o melhor.   

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