Se a sua empresa vende produtos, presta serviços ou lida com clientes, a resposta ao título deste artigo é simples: sim, precisa mesmo de aproveitar os benefícios do CRM!
Com uma ferramenta de Customer Relationship Management (em português, Gestão de relacionamento com o cliente), pode simplificar processos, melhorar a produtividade, gerar mais leads, fidelizar clientes e, assim, ampliar o retorno do investimento.
Caso o plano estratégico do seu negócio inclua crescer e aumentar as vendas, então torna-se ainda mais importante apostar nesta tecnologia para alcançar maior rentabilidade.
De seguida, revelamos 8 motivos que evidenciam a eficácia desta solução.
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Que benefícios posso tirar de uma solução CRM?
O CRM é uma ferramenta útil para empresas de e-commerce?
Se sente que a sua empresa não lida de forma eficiente com novas oportunidades de negócio ou se os processos e ferramentas que tem disponíveis não estão à altura dos desafios atuais, provavelmente precisa de um CRM.
Com esta solução, pode ter acesso ao histórico de interações com cada cliente. Esta vantagem permite que os seus comerciais acompanhem os hábitos de compra e alimentem um mindset orientado para o consumidor. Isto facilita estratégias de cross-selling e up-selling que impulsionam o crescimento do seu negócio.
Se gerir a sua carteira de negócios se tornou uma tarefa complicada, é um forte sinal de que necessita de um CRM. Esta solução classifica e prioriza leads rapidamente, permitindo ao departamento comercial responder de forma eficaz a cada solicitação. Pode ainda transformar as suas leads em oportunidades de negócio e acompanhar todo o processo de negócio, desde fases de propostas até encomendas e faturação.
Se os dados dos clientes são difíceis de localizar e estão distribuídos por ficheiros de Excel, emails e notas em papel, o CRM vai organizar essas informações num único lugar. Com o acesso a um CRM, pode por exemplo categorizar os seus clientes B2B ou B2C ou diferenciá-los em contas e contactos individuais.
Isto não só torna o negócio mais eficiente, como elimina a procura desesperada de informação, garantindo que qualquer contacto com o cliente é uma experiência tranquila e eficaz.
A necessidade de acompanhar a atividade de cada um dos vendedores é um sinal claro de que a sua empresa precisa de um CRM. Este sistema oferece uma visão completa e em tempo real do que cada membro da equipa comercial está a fazer, independentemente de estar no escritório ou em viagem.
Esta funcionalidade não só melhora a gestão do desempenho, como também facilita a alocação de recursos e a tomada de decisões estratégicas. Por exemplo, é possível perceber quais os vendedores que estão a fechar mais negócios e replicar as suas práticas nas outras partes da equipa. Isso permite uma melhoria contínua e uma adaptação rápida às mudanças do mercado.
O CRM permite a cada um dos membros da equipa de vendas detalhar e atualizar todos os pormenores do relacionamento com os seus clientes, através de dispositivos móveis e em tempo real.
Por exemplo, através de alertas, relembra os colaboradores de compromissos, envia emails de acompanhamento aos seus seguidores e sugere o reforço de contacto com clientes. Assim, em caso de necessidade, pode dar uma resposta praticamente imediata, o que mantém o cliente satisfeito.
Se o departamento comercial perde demasiado tempo a reagir às reclamações dos clientes e a antecipar, de forma proativa, as suas necessidades, está na hora de investir num sistema CRM.
Com este software, é possível, por exemplo, a abertura de incidentes, que podem ser escalados entre diferentes departamentos e resolvidos rapidamente. Desta forma, o cliente obtém uma resposta mais rápida e satisfatória e a empresa mantém um histórico de intervenções junto do cliente.
O atendimento é uma prioridade na realização de um negócio, pois o cliente é mais do que uma oportunidade de venda. A construção de bons relacionamentos deve ser a prioridade de todos os projetos que ambicionam prosperar.
Nem todos os clientes exigem o mesmo tipo de acompanhamento. Com um CRM, pode relacionar as atividades de vendas, marketing, apoio ao cliente e gestão e pode lembrar automaticamente marcos e eventos importantes, facilitando o envio de comunicações oportunas que fortalecem as relações a longo prazo.
Se a sua equipa comercial perde tempo a inserir dados para produzir relatórios, não está 100% focada no mais importante: a venda!
Com o CRM, estas tarefas são automatizadas e tem acesso a relatórios atualizados e análises rigorosas. Além disso, o CRM segmenta contactos em públicos-alvo, facilitando campanhas de marketing direcionadas.
Um CRM, como o Microsoft Dynamics 365, é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa. Esta solução é projetada e adaptada a negócios de diferentes dimensões e áreas de atividade. Entre os setores que mais utilizam o CRM podemos referir serviços, vendas, tecnologia, banca/finanças e indústria.
Já pensou como é importante para o seu negócio ter uma base de dados organizada e centralizada onde estão armazenadas as informações do seu público? Ao ter uma visão completa de todas as comunicações, consegue saber exatamente em que ponto do ciclo de venda está cada cliente.
Desde a procura de leads até à gestão do marketing e das vendas, o CRM oferece funcionalidades que fortalecem o relacionamento com os seus contactos.
Muitas empresas já não vivem sem o CRM! Esta solução é o maior ativo de um departamento comercial, pois permite o acesso a todos os dados necessários para gerar leads e fechar negócios e garante que a experiência do cliente é a mais positiva possível.
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