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Será que preciso de um CRM?

   

CRM

Se a sua empresa vende produtos, presta serviços ou lida com clientes a resposta é simples: sim, precisa de um CRM. Se está no seu plano estratégico crescer, torna-se ainda mais importante investir nesta solução. Os negócios sobrevivem e desenvolvem-se através das vendas, por isso é fundamental apostar em tecnologia para conseguir maior rentabilidade. Com uma ferramenta como o CRM tem acesso a muitas vantagens. Pode simplificar processos, melhorar a produtividade, gerar mais leads e, com isso, ampliar o retorno do investimento.  

 

8 Motivos para investir num CRM

 

1. Abraçar oportunidades de negócio

Se tem dúvidas sobre o caminho para o crescimento da sua empresa, se não sabe lidar de forma eficiente com o potencial de novos negócios ou se os processos e ferramentas disponíveis não estão à altura das tarefas, então, provavelmente, precisa de um CRM. Um sistema adequado vai fazer crescer o negócio, sem sacrificar a produtividade.  

 

2. Acompanhar a evolução do negócio

Se a sua empresa tem uma série de negócios em carteira e está a ser complicado acompanhar o ritmo, é um forte sinal de que necessita de um CRM. Uma solução como esta vai classificar e priorizar rapidamente os leads, para que o departamento comercial possa responder de forma rápida e eficiente.  

 

3. Informação dispersa e de difícil acesso

Se os dados dos clientes são difíceis de localizar e estão distribuídos por ficheiros de excel, emails e notas em papel, então o CRM é a solução. Independentemente do tamanho do negócio, a possibilidade de ter acesso a todos os dados num único lugar, torna sem dúvida o negócio mais eficiente. O CRM elimina a procura desesperada de informação e permite que qualquer contacto com o cliente seja uma experiência tranquila e eficaz.  

 

4. Gerir a atividade da equipa de vendas

A necessidade de acompanhar a atividade de cada um dos vendedores, é também um sinal claro de que precisa de um CRM. Quer estejam no escritório ou em viagem, é essencial saber o que os elementos do departamento comercial estão a fazer e qual o seu desempenho.  

 

5. Melhorar a experiência do cliente

O CRM vai permitir a cada um dos membros da equipa de vendas, detalhar e atualizar todos os pormenores do relacionamento com os seus clientes, através de dispositivos móveis e em tempo real. Assim, em caso de necessidade, pode dar uma resposta praticamente imediata.  

 

6. Otimizar tempos de resposta ao cliente

Se o departamento comercial perde demasiado tempo a reagir às reclamações dos clientes e a antecipar, de forma proativa, as suas necessidades, está na hora de investir num sistema CRM.  

 

7. Definir diferentes estratégias mediante a jornada do cliente

Nem todo os clientes exigem o mesmo tipo de acompanhamento. Com um sistema como o CRM pode lembrar, de forma automática, marcos e eventos importantes para os clientes mais exigentes. Desta forma, torna-se fácil o envio de comunicações oportunas que privilegiem as relações a longo prazo.  

 

8. Otimizar tarefas de gestão

Se a sua equipa comercial perde tempo a inserir dados para produzir relatórios, não está 100% focada no mais importante: a venda. Com o CRM estas tarefas são automatizadas e tem acesso a relatórios atualizados e análises rigorosas.  

 

Saiba mais sobre o CRM

 

O CRM é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa. Esta solução é projetada e adaptada a negócios de diferentes dimensões e áreas de atividade. Entre os setores que mais utilizam o CRM podemos referir serviços, vendas, tecnologia, banca e finanças e indústria. Se é o caso do seu negócio, ter uma ferramenta como o CRM pode ser muito vantajoso. Vai executar uma ampla gama de tarefas e acompanhar todas as interações ao longo do ciclo de venda. Desde a gestão do marketing, até à procura de leads e à gestão de vendas, o CRM oferece funcionalidades que criam o suporte para relacionamentos de longo prazo com os seus contactos. Já pensou como pode ser importante para o seu negócio ter uma base de dados organizada e centralizada onde estão armazenadas as informações dos seus clientes? Ao ter uma visão completa de todas as comunicações, consegue saber exatamente em que ponto do ciclo de venda está cada cliente.  

 

Hoje, muitas empresas já não vivem sem o CRM. Este tipo de solução é o maior ativo de um departamento comercial. Permite o acesso a todos os dados necessários para gerar leads e fechar negócios e garante que a experiência do cliente é a mais positiva possível. Se quer saber mais sobre o CRM, visite o blogue da blink-iT. Temos vários artigos que o vão ajudar a compreender se esta é a solução ideal para o seu projeto.  

 

   

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