fbpx

ERP: 10 Motivos para Implementar o Software Dynamics NAV

ERP

 

O ERPEnterprise Resource Planning – é um software de gestão adaptável a empresas de qualquer dimensão. É capaz de centralizar todos os dados de diferentes departamentos num único sistema. Assim, facilita o acesso e partilha de informação e apoia o processo de tomada de decisão.

A implementação de um ERP permite a unificação e proteção de dados, a automatização de processos e reports, a gestão de informação num sistema totalmente integrado, entre outras melhorias. Uma empresa que implemente este software de gestão verá as suas operações diárias e planeamento, a longo prazo, mais rápido e facilitado.

O ERP da Microsoft, o Dynamics NAV, é uma solução de gestão que permite potenciar o crescimento do seu negócio. Ademais, pode reduzir custos e transformar o seu método de trabalho, orientando-o para aumentos na rentabilidade e produtividade da empresa. Trata-se, com efeito, de um software flexível, que constitui uma poderosa ferramenta de gestão, adaptável à dimensão e área de negócio de qualquer organização.

 

10 Vantagens do ERP Dynamics NAV

 

1. Redução dos custos com Sistemas de Informação

 

A razão inicial para implementar um ERP é reduzir custos ao nível dos Sistemas de Informação. Ao mesmo tempo, este pode maximizar a eficiência de uma organização. Com um único software de gestão, as despesas relacionadas com formação de utilizadores, suporte, infraestruturas, manutenção e licenciamento, reduzem consideravelmente.

Atualmente, um ERP consegue dar resposta a várias áreas funcionais de uma empresa, como por exemplo:

  • Gestão Financeira e Tesouraria;
  • Contabilidade;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Compras;
  • Vendas e Marketing;
  • Produção;
  • Gestão de Armazéns;
  • Projetos e Planeamento de Recursos;
  • Serviço ao Cliente;
  • CRM.
 

2. Visibilidade total

 

O ERP permite a uma empresa ter total acesso e visibilidade sobre todos os processos. Além disso, torna a supervisão e o reporting mais fáceis e imediatos. Ter toda a informação centralizada num único sistema de dados permite uma maior colaboração entre departamentos. Ao mesmo tempo, possibilita uma conclusão mais simplificada e célere das tarefas. Dessa forma, todos os processos são rastreados com a máxima eficiência e a tomada de decisão é mais acertada.

 

3. Melhorias no planeamento e reporting

 

A implementação de um ERP, enquanto única fonte de dados, permite-lhe, facilmente, gerar relatórios e análises personalizadas para o apoiar no planeamento e tomada de decisão. Esta aplicação, além de dar resposta a todos os requisitos legais, disponibiliza diversos reports para cada departamento da organização.

O Dynamics NAV tem total integração com o Power BI da Microsoft. O Power BI é uma ferramenta de análise de negócio que fornece insights de toda a organização. Possibilita ainda o acesso a uma quantidade alargada de dados, preparando os mesmos para conduzir a análises ad-hoc. Assim, pode produzir relatórios simplificados e enquadrados na área de negócio que pretende analisar. Consegue também publicar os mesmos na web ou dar acesso à sua visualização via dispositivos mobile.

A criação de dashboards pode ser personalizada, sendo possível ter uma visão completa dos negócios da empresa. A utilização do Power BI irá permitir à sua equipa:

  • Criar e partilhar relatórios de análise de negócio completos e interativos, que servirão de suporte à tomada de decisão;
  • Manter-se sempre atualizada sobre o que está a suceder, através da possibilidade de verificação de dashboards na web ou em dispositivos móveis. Esta visualização ocorre em tempo real, sendo possível receber alertas quando se verificarem alterações nos dados;
  • Simplificar a gestão do negócio, garantindo segurança dos dados e permitindo que os colaboradores visualizem os insights necessários para alcançarem maior eficiência no desempenho das suas funções.
 

4. Customização completa

 

Cada empresa é única. Um critério de decisão importante na seleção de um ERP é a possibilidade de se adaptar a qualquer área de negócio. Este deve, ademais, ser adaptável às especificidades e requisitos de cada empresa.

O NAV é uma solução totalmente customizável à medida do cliente. Existem também disponíveis no mercado diversas soluções verticais. As mesmas estão preparadas para responder a áreas de negócio e necessidades muito específicas, que se podem integrar no NAV.

 

5. Cloud ou On-premise

 

Existe flexibilidade de escolha para o cliente, relativamente à implementação do ERP: sistema on-premise ou na cloud. Caso opte por on-premise, o software é adquirido e instalado no servidor da empresa. Se optar pelo sistema na cloud, o mesmo será gerido, na totalidade, pelo fornecedor e estará acessível, por exemplo, através de um browser web.

Ao nível do Microsoft Dynamics NAV, verificamos as seguintes evidências para cada uma das soluções:

  • On-premise – Total flexibilidade para customizações, autonomia e gestão feita pelo cliente;
  • Cloud – Disponível num curto espaço de tempo, atualizações garantidas e automáticas e sem custos iniciais para o cliente.

A blink-iT oferece uma solução na cloud, adaptável à dimensão de qualquer empresa e ao seu crescimento – o  FASTTRACK.

 

6. Aumento de eficiência

 

Além da diminuição de custos nos sistemas de informação e na formação, a utilização de um ERP permite a redução do tempo gasto na realização das tarefas diárias. Este software de gestão ajudará a empresa a implementar processos com as melhores práticas de gestão. O Dynamics NAV poderá também eliminar os processos manuais e a duplicação de tarefas.

 

7. Serviço de apoio ao cliente

 

Os clientes da empresa também tiram partido dos benefícios inerentes à utilização do ERP, ainda que sem se aperceberem disso. A informação dos clientes passa a estar centralizada numa única base de dados. Dessa forma, a equipa comercial pode focar-se em criar e manter uma relação com o cliente, tornando-a direcionada ao máximo.

O objetivo de qualquer empresa é angariar e fidelizar um cliente. Com a utilização de um ERP consegue uma interação melhor e mais assertiva.

 

8. Segurança e melhorias na qualidade e acesso aos dados

 

Outra das grandes vantagens de ter um sistema ERP é, sem dúvida, a segurança de dados. A partilha de informação entre os diferentes departamentos melhora a colaboração na empresa. Com o ERP conseguirá controlar quem pode visualizar e editar dados. Assim, poderá implementar rotinas que permitem garantir a precisão, consistência e segurança de dados. Ademais, alcançará uma melhoria incomparável ao nível da qualidade, reduzindo, quase na totalidade, a probabilidade de ocorrerem erros.

A maior credibilidade nos seus dados dá suporte e confiança na tomada de decisão. O acesso a informação, atualizada em tempo real e em qualquer parte, pode ser feito através de dispositivos móveis.

O Microsoft Dynamics NAV encontra-se em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), em vigor desde 25 de maio de 2018. A disponibilização de funcionalidades de apoio ao parceiro e cliente, que garantem a consonância com o regulamento, permite às empresas:

  • Identificar os dados pessoais que detêm e onde estão armazenados;
  • Gerir a utilização e acesso a estas informações;
  • Definir mecanismos de controlo e segurança para prevenir, detetar e dar resposta a potenciais incumprimentos;
  • Reportar incumprimentos e manter toda a documentação necessária atualizada e disponível.
 

9. Implementação e automatização de processos

 

O ERP é desenvolvido com base nas melhores práticas de negócio e na implementação de processos que conduzam ao sucesso de uma empresa, através de melhorias na produtividade e eficiência. A automatização de processos permite uma total sinergia entre departamentos. Dessa forma, diminui a duplicação de tarefas e reduz a probabilidade de existirem erros.

O Microsoft Dynamics NAV disponibiliza uma ferramenta de Workflows que permite a estruturação de processo com standards a seguir. Assim, pode implementar as melhores práticas de negócio. O NAV disponibiliza templates de Workflows de base para os diferentes departamentos de uma organização, permitindo a obtenção de:

  • Aprovação, mediante decisão tomada por determinado colaborador;
  • Notificação, informando os utilizadores de algum acontecimento e/ou ação que é necessário pôr em prática;
  • Processos automáticos, através da execução de uma rotina no NAV que faz cálculos ou desencadeia ações.

Ademais, o Dynamics NAV tem uma integração natural com o Microsoft Flow. Essa sinergia visa criar fluxos de trabalho automatizados para obter notificações, sincronização de ficheiros e recolha de dados, entre outros.

 

10. Melhorias na gestão de inventário e na produção

 

Para empresas que lidam com inventários físicos e produção, a utilização do ERP permite uma gestão com a máxima eficiência. Isto porque possibilita uma previsão da procura, gestão dos stocks, colocação atempada de ordens de fabrico e encomendas de matérias-primas.

A gestão mais facilitada e rápida ao nível do inventário permite à organização reduzir custos. Tal deve-se a uma produção mais eficiente, o que dá mais tempo à empresa para se focar na criação e lançamento de novos produtos. Além disso, poderá melhorar a rentabilidade e desempenho, através da otimização da gestão de níveis ideais de stock.

A garantia de sucesso contínuo de um negócio implica ter visibilidade sobre o futuro. A ausência de um planeamento adequado e os obstáculos ao crescimento de uma empresa podem, com efeito, ser contornamos com um ERP.

Este software facilita e acompanha o crescimento da sua empresa, seja qual for a dimensão e área de negócio. Apoia na entrada em novos mercados, na criação de novos departamentos e no lançamento de novos produtos. Assim, pode ser um motor de arranque para a expansão e internacionalização de qualquer organização.

A blink-iT é parceira da Microsoft. Como tal, poderá apoiar a sua empresa no processo de implementação da melhor solução ERP do mercado. Solicite uma demonstração gratuita do Dynamics NAV 2017 e comece já a potenciar o seu negócio.

 

PEDIR DEMOSNTRAÇÃO

 
Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário