fbpx

ERP: 5 Motivos para Atualizar o seu Software de Gestão

ERP  

O ERP é um programa informático essencial para a gestão de uma empresa. Esta ferramenta é responsável pela integração de várias aplicações indispensáveis à administração. Setores como recursos humanos, vendas e finanças podem ser geridos de forma integrada com este sistema.

Existem várias marcas de software que disponibilizam diferentes versões de um ERP. O da Microsoft chama-se Dynamics NAV e conta já com diversas edições.

Este ERP apresenta várias vantagens, sobretudo para as organizações que trabalham com outras ferramentas da marca, como o Office. O NAV está perfeitamente integrado com estes programas, o que permite uma grande otimização dos processos de trabalho.

Para além desta enorme vantagem, o Microsoft Dynamics NAV sofreu uma grande evolução ao longo das diferentes edições. A integração de alguns recursos úteis à gestão, como o CRM, o Power BI e a Cloud, vieram enriquecer este ERP e torná-lo mais útil para as empresas, independentemente da área de negócio.

 

5 Razões para atualizar o ERP implementado na sua empresa

 

A decisão de atualizar o software de gestão nunca é fácil. Primeiramente, porque existe uma natural habituação de qualquer equipa à versão da aplicação já utilizada. O facto de algumas funcionalidades poderem ser alteradas leva muitas pessoas a sentirem-se desencorajadas a fazer a mudança. Para além disso, experiências negativas do passado e o medo da perda de eficácia ou de informação vital fazem com que a atualização seja indefinidamente adiada.

Contudo, atualizar o seu ERP para uma versão mais atual pode traduzir-se em vantagens. Nos pontos seguintes, enumeramos algumas das principais.

 

1. Acesso a mais funcionalidades

 

Esta é a vantagem mais óbvia quando falamos da atualização de um software. As marcas tendem a fazer melhorias e a incorporar novas funcionalidades quando lançam edições de um programa. A utilidade das mesmas varia consoante as necessidades das organizações, pelo que é importante manter-se informado.

 

2. Resposta a novos requisitos legais

 

No caso das empresas, existem sempre novos enquadramentos legais a ter em atenção. Ao escolher uma versão do ERP, os imperativos legais de validação da informação devem ser tidos em consideração. As novas versões costumam incorporar as aplicações necessárias ao cumprimento destas regras.

 

3. Aumento de produtividade

 

Se as atualizações feitas ao ERP permitirem otimizar processos, o software terá um impacto significativo na produtividade da equipa. As aplicações servem para simplificar o trabalho das empresas. Por isso, cada nova versão é pensada com este objetivo em mente.

 

4. Maior segurança

 

Com a aprovação, por parte da União Europeia, do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), a confidencialidade da informação guardada nos sistemas das empresas tornou-se um assunto sensível. Assim, as medidas de segurança tendem a sair reforçadas a cada nova versão do ERP. Este é um excelente motivo para considerar uma atualização do sistema.

 

5. Aumento de competitividade

 

Utilizar recursos mais modernos permite-lhe reforçar a posição da sua empresa no mercado. A adaptação às tecnologias mais recentes é fundamental para aumentar a competitividade e oferecer melhores soluções aos seus clientes.

 

A atualização do sistema ERP é uma operação vantajosa quando feita com o aconselhamento certo. Na blink-iT, fazemos um exame completo ao software que utiliza na sua empresa e sugerimos-lhe a melhor alternativa. Se pretende uma boa solução de gestão para o seu negócio, solicite-nos mais informações sem compromisso.

 

SABER MAIS

 
Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário