fbpx

ERP: 8 Benefícios da Utilização na Administração de Empresas!

ERP

 

O ERP tem múltiplos benefícios para as entidades que optam pela sua implementação. Como referimos em artigos anteriores no nosso blogue, além de aumentar a eficiência dos processos de logística, favorece a consolidação das marcas no mercado.

Cada empresa tem o seu próprio conjunto de processos, produtos e serviços que a torna única. Geralmente, as administrações das organizações empresariais enfrentam problemas operacionais à medida que estas crescem. A mudança faz com que muitas não consigam adaptar-se e atingir os seus objetivos.

A implementação de um Enterprise Resource Planning (ERP) vem colmatar esta falha, uma vez que pode conduzir à otimização de operações comerciais Assim, é capaz de melhorar a eficiência e impulsionar o crescimento do negócio.

 

8 Benefícios da utilização do ERP na administração das empresas

 

1. Rapidez no acesso aos dados

 

As métricas de desempenho são vitais para avaliar o progresso do negócio e ajudar a estabelecer metas futuras. No entanto, à medida que uma empresa cresce, torna-se mais difícil calcular manualmente a margem de vendas e os índices de lucro, bem como outros parâmetros.

O ERP traz um maior grau de automatização ao negócio. Permite que os funcionários consigam aceder a dados partilhados sem que seja necessário manter registros manuais. Dessa forma, possibilita a geração de relatórios sincronizados com métricas comerciais importantes. O acesso imediato aos dados é determinante para a tomada de decisões oportunas.

 

2. Otimização dos fluxos de trabalho

 

Com o Enterprise Resource Planning, o fluxo de trabalho é melhorado e todos os processos são simplificados através de interfaces amigáveis. Os funcionários conseguem assim adquirir as informações relevantes necessárias para desempenhar as suas funções.

Quer seja ao extrair relatórios personalizados/padrão ou ao formular dados para apresentações, o software ERP facilita o trabalho de cada colaborador, o que leva ao aumento da produtividade.

 

3. Centralização de processos

 

Um dos principais objetivos de qualquer administração é integrar todas as funções da empresa numa única plataforma. Muitas organizações têm os seus dados armazenados em vários locais e sistemas. Ao centralizar a informação e simplificar os meios de acesso (além de adicionar dados), o ERP contribui para uma maior eficiência dentro de um modelo de negócios.

 

4. Solução modular e integrada

 

O software ERP integra vários processos essenciais para que a administração da empresa seja efetuada de forma eficaz. Esses procedimentos incluem Gestão Financeira, Contabilidade, Recursos Humanos, CRM, entre outros.

Ao agilizar todos os processos numa só solução, o Enterprise Resource Planning fornece à empresa uma base de dados partilhada, que oferece múltiplas funções para toda a organização empresarial. Além disso, permite adicionar um conjunto de áreas e funcionalidades que refletem a própria evolução.

Imagine que a sua empresa passa a ser certificada na área da Qualidade. A qualquer instante, podem ser incluídas ferramentas dentro do ERP para controlar os dados dessa mesma área.

 

5. Suporte à decisão

 

Um negócio em crescimento terá dificuldades com os procedimentos relativos à gestão financeira, se estes forem efetuados manualmente ou se os departamentos de Vendas, Contabilidade, Finanças e RH não tiverem acesso a dados partilhados. Os relatórios financeiros e a contabilidade diária exigem muito tempo e esforço, que podem ser facilmente reduzidos com o uso do Enterprise Resource Planning.

A implementação de uma solução ERP para integrar e analisar dados financeiros melhora a produtividade dos funcionários e reduz consideravelmente os tempos de resposta à administração da empresa.

 

6. Eliminação de redundâncias

 

Um dos maiores problemas que uma empresa enfrenta com um sistema de gestão de dados não centralizado é a redundância da informação. Lembre-se de que dados repetidos (e, por isso, redundantes) podem levar a inconsistências e confusão.

Esta é uma dificuldade comum a empresas que possuem vários locais de armazenamento de dados. Contudo, pode ser corrigida com a utilização do Enterprise Resource Planning.

 

7. Visão global dos processos

 

Num ERP, os processos estão interligados, permitindo à administração de uma empresa obter uma visão de 360 graus dos mesmos. Com um software de Enterprise Resource Planning, o utilizador que está a visualizar os custos relacionados com uma encomenda pode, ao mesmo tempo, comparar os dados com o histórico de compras do cliente. Além disso, consegue analisar os custos de transporte ou até mesmo obter uma previsão de vendas com base nesse historial. Assim, é capaz de influenciar o planeamento de stocks. Esta é, sem dúvida, uma mais-valia para quem administra uma empresa.

 

8. Satisfação dos clientes

 

Uma das maiores preocupações da administração de uma empresa é a satisfação do cliente. A sustentabilidade das vendas é fundamental para o sucesso da organização. Imagine o que aconteceria se a gestão das encomendas e os stocks fossem geridos em diferentes plataformas. Quando um consumidor questionasse sobre a disponibilidade de um artigo, os dados de inventário provavelmente não estariam atualizados. Tal poderia traduzir-se em problemas e transmitir uma imagem negativa ao cliente.

 

O ERP facilita a atualização, em tempo real, de todos os dados relativos à administração das empresas. Assim, ajuda, por exemplo, os comerciais a aceder a informação precisa e atualizada e a lidar os com clientes de forma eficiente.

Na blink-iT, apoiamo-lo na seleção e implementação de soluções de Enterprise Resource Planning. Conheça as vantagens dos nossos softwares ERP. Contacte-nos e ponha o seu negócio a crescer!

 

SABER MAIS

 
Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário