fbpx

6 Motivos para mudar o ERP da sua empresa para a cloud

ERP baseado na cloud é uma das soluções mais poderosas e influentes para gerir os processos da sua empresa. A implementação de um sistema destes pode tornar-se dispendiosa, uma vez que terão de ser consideradas várias variáveis, como os custos de software e hardware para suportar a tecnologia, mas também os serviços de implementação por parte de equipas especializadas em implementar e gerir o sistema. Porém, trata-se de um investimento altamente compensador. 

O controlo de custos na implementação de um ERP, aliado à constante otimização dos processos, é um fator importante para uma boa gestão, produtividade dos recursos humanos e evolução dos processos nas empresas. 

Embora se verifique que grande parte das empresas ainda mantém os seus sistemas desenvolvidos e alojados localmente, a aposta na implementação de ERP assentes na cloud é cada vez mais uma realidade. 

Se a sua dúvida subsiste e tem reticências em prescindir de um software de gestão instalado localmente, confira um conjunto de motivos para mudar o ERP para a cloud. 

Quais as principais razões para mudar o ERP para a cloud? 

1. Informação atualizada em tempo real e em qualquer lugar 

Os sistemas ERP baseados na cloud disponibilizam o acesso a dados em tempo real sobre qualquer um dos processos da sua empresa, o que significa que quem decide não necessita de estar preocupado em tomar decisões baseadas em informação desatualizada

O acesso aos dados na cloud, ao contrário dos sistemas armazenados localmente, permite que qualquer utilizador obtenha informações em tempo real, em qualquer dispositivo e em qualquer parte do mundo, bastando para isso ter acesso à internet. 

2. Integração de processos numa única plataforma 

Os sistemas ERP baseados na cloud são únicos na eficiência, pois agregam todos os processos numa única plataforma e as integrações são configuradas de forma ágil e segura. 

A implementação de um sistema local com todos os aplicativos que atualmente existem na cloud pode tornar-se um desafio árduo. Atualmente, os sistemas ERP baseados na cloud enfrentam muito menos problemas na integração dos seus processos, comparativamente ao que se verifica em sistemas implementados localmente nas empresas. 

3. Business Intelligence 

Os sistemas ERP sustentados na cloud apresentam um grande número de ferramentas analíticas e relatórios, que permitem maior rastreabilidade de dados e consequentemente maior e melhor poder de decisão. 

Este tipo de ferramentas, além de disponibilizar os dados, permite identificar tendências de mercado que eventualmente teriam passado despercebidas à análise do utilizador. 

4. Menor investimento na implementação da solução de gestão 

As soluções baseadas na cloud são geridas e armazenadas pelo fornecedor, logo não é necessária a instalação de qualquer hardware ou software. 

segurança no armazenamento dos dados e as atualizações efetuadas de forma regular são outros fatores muito importantes e que caraterizam este tipo de soluções.  

5. Implementação de menor risco 

Adquirir e manter um ERP localmente carece de uma equipa totalmente responsável por todos os aplicativos e processos implementados no software. Essa equipa é responsável por projetar, implementar e manter a solução de gestão. 

O ERP baseado na cloud é, por norma, um sistema pré-construído e pronto para implementação. É um tipo de solução “chave na mão”. 

6. Expansão para mercados estrangeiros 

A expansão para o mercado internacional é um desafio significativo para qualquer empresa, em parte devido às leis tributárias complexas que diferem de país para país. 

Um sistema ERP adequado e baseado na cloud permite gerir os problemas de conformidade e incorpora as diversas leis e regulamentações. 

A cloud computing foi desenvolvida para permitir que os negócios façam uso dos avanços tecnológicos na era digital, de forma a produzir mais e ao menor custo. A evolução das tecnologias de informação permitiu que empresas como a blink-iT transformassem o mercado, disponibilizando soluções armazenadas em servidores de alta capacidade e reduzindo os custos na sua implementação. 

FastTrack é uma solução completa e integrada de gestão empresarial, desenvolvida pela blink-iT e alojada na cloud, que integra o software ERP da Microsoft. O serviço é disponibilizado com base em assinatura e pagamento conforme a utilização, pelo que pode ser o recurso certo para fazer crescer a sua empresa. 

Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário