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ERP ou CRM: Qual a escolha certa para a sua empresa?

ERP + CRM

O mercado está cada vez mais competitivo e chegou a hora de colocar a sua empresa no caminho certo. Se procura otimizar o seu negócio, mas não sabe que opção será mais vantajosa na sua área de atuação, este artigo é para si. Conheça melhor os softwares ERP e CRM e veja qual se enquadra melhor nas necessidades reais da sua empresa.

O primeiro, enquanto sistema multifacetado, é capaz de dar resposta a todos os seus processos de negócio, aperfeiçoando a performance desde a produção à conclusão da venda. O segundo, enquanto solução de gestão, centraliza num só sistema a informação personalizada de todos os contactos de uma empresa: clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros, entre outros.

Cada um destes softwares envolve processos, aplicações, benefícios e melhorias para o seu negócio, elevando-o a um patamar muito mais competitivo.

O que são ERP e CRM e onde atuam?

O ERP – Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão que integra as diferentes áreas de uma empresa. Possibilitando a automatização e armazenamento de todas as informações internas, o ERP garante uma fiabilidade total dos dados. Esta integração em tempo real reduz o tempo gasto no desempenho das tarefas e evita erros sistemáticos.

As suas principais aplicações ocupam-se da área financeira, recursos humanos, vendas, produção, realização de novos projetos e gestão de stock.

O CRM – Customer Relationship Management, por sua vez, é um software de negócio voltado para o entendimento e antecipação das necessidades e expectativas dos clientes. Dado que um dos objetivos primordiais de uma empresa é fidelizar clientes, o CRM proporciona uma gestão integrada das vendas, dos compradores e das oportunidades de negócio.

Sendo o cliente o principal foco de atuação, a gestão do CRM estará direcionada para a força de vendas, departamento comercial e marketing, relacionamentos, oportunidades de negócio e gestão de produtos e serviços.

Quais as vantagens do ERP e do CRM?

Ao optar por um destes softwares, está a aceder a funcionalidades que terão um impacto real no seu negócio. Redução de custos, alertas em caso de falhas e atualização de dados em tempo real são algumas das grandes mais-valias destas duas soluções de gestão. Analise as vantagens de cada uma e veja como potenciar a sua empresa.

Ao escolher o sistema de gestão ERP, estará a garantir:

  • Integração dos dados em todas as áreas de negócio;
  • Otimização no processo de decisão;
  • Automatização de processos;
  • Diminuição da redundância de tarefas;
  • Redução e precisão de custos;
  • Melhoramento da entrada e do processamento de dados;
  • Otimização do fluxo de informação e sua qualidade;
  • Armazenamento unificado de informação.

Por outro lado, o CRM permitirá:

  • Otimização do tempo da força de vendas;
  • Aumento da capacidade e volume de negócio;
  • Organização na área das vendas;
  • Redução dos custos de gestão;
  • Definição do processo comercial e vendas;
  • Dados estratégicos para ações de marketing;
  • Melhor relação com os clientes.

Quem deve implementar o ERP e o CRM?

O ERP é direcionado a médias e grandes empresas (e também a pequenas empresas, através do FastTrack) que procurem um maior crescimento, evoluindo com inovação, mas sempre com um grande controlo e fiabilidade dos dados. Empresas que dependam de uma execução sem erros e sob regras bem definidas vão valorizar o facto de terem a informação interna disponível a qualquer momento e em qualquer lugar.

O CRM é indicado para empresas que querem aproveitar todas as vantagens e oportunidades de negócio, bem como empresas que valorizem todas as informações relevantes dos clientes e as usam para impulsionar as vendas.

O seu negócio apresenta sinais de que precisa de ser fortalecido em alguma destas áreas de atuação? Agora que sabe como um ERP e um CRP podem ajudar eficazmente na gestão da sua empresa, está na hora de planear estas mudanças!

Conte com a blink-iT para o ajudar a implementar a melhor solução para o seu negócio. Enquanto parceiros da Microsoft, temos o conhecimento e a disponibilidade para o auxiliar em cada estágio do processo.

 

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