O mercado está cada vez mais competitivo e chegou a hora de colocar a sua empresa no caminho certo. Se procura otimizar o seu negócio, mas não sabe que opção será mais vantajosa na sua área de atuação, este artigo é para si. Conheça melhor os softwares ERP e CRM e veja qual se enquadra melhor nas necessidades reais da sua empresa.
O primeiro, enquanto sistema multifacetado, é capaz de dar resposta a todos os seus processos de negócio, aperfeiçoando a performance desde a produção à conclusão da venda. O segundo, enquanto solução de gestão, centraliza num só sistema a informação personalizada de todos os contactos de uma empresa: clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros, entre outros.
Cada um destes softwares envolve processos, aplicações, benefícios e melhorias para o seu negócio, elevando-o a um patamar muito mais competitivo.
O ERP – Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão que integra as diferentes áreas de uma empresa. Possibilitando a automatização e armazenamento de todas as informações internas, o ERP garante uma fiabilidade total dos dados. Esta integração em tempo real reduz o tempo gasto no desempenho das tarefas e evita erros sistemáticos.
As suas principais aplicações ocupam-se da área financeira, recursos humanos, vendas, produção, realização de novos projetos e gestão de stock.
O CRM – Customer Relationship Management, por sua vez, é um software de negócio voltado para o entendimento e antecipação das necessidades e expectativas dos clientes. Dado que um dos objetivos primordiais de uma empresa é fidelizar clientes, o CRM proporciona uma gestão integrada das vendas, dos compradores e das oportunidades de negócio.
Sendo o cliente o principal foco de atuação, a gestão do CRM estará direcionada para a força de vendas, departamento comercial e marketing, relacionamentos, oportunidades de negócio e gestão de produtos e serviços.
Ao optar por um destes softwares, está a aceder a funcionalidades que terão um impacto real no seu negócio. Redução de custos, alertas em caso de falhas e atualização de dados em tempo real são algumas das grandes mais-valias destas duas soluções de gestão. Analise as vantagens de cada uma e veja como potenciar a sua empresa.
Ao escolher o sistema de gestão ERP, estará a garantir:
Por outro lado, o CRM permitirá:
O ERP é direcionado a médias e grandes empresas (e também a pequenas empresas, através do FastTrack) que procurem um maior crescimento, evoluindo com inovação, mas sempre com um grande controlo e fiabilidade dos dados. Empresas que dependam de uma execução sem erros e sob regras bem definidas vão valorizar o facto de terem a informação interna disponível a qualquer momento e em qualquer lugar.
O CRM é indicado para empresas que querem aproveitar todas as vantagens e oportunidades de negócio, bem como empresas que valorizem todas as informações relevantes dos clientes e as usam para impulsionar as vendas.
O seu negócio apresenta sinais de que precisa de ser fortalecido em alguma destas áreas de atuação? Agora que sabe como um ERP e um CRP podem ajudar eficazmente na gestão da sua empresa, está na hora de planear estas mudanças!
Conte com a blink-iT para o ajudar a implementar a melhor solução para o seu negócio. Enquanto parceiros da Microsoft, temos o conhecimento e a disponibilidade para o auxiliar em cada estágio do processo.
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