fbpx

ERP: Saiba se deve Investir numa Nova Solução de Gestão!

ERP

O ERP é um recurso crucial no dia a dia das organizações. Com efeito, o grau de dependência aumentou ao longo dos anos. Do planeamento do produto à compra, passando pela estratégia de gestão de stocks, se o sistema de Enterprise Resource Planning não estiver a funcionar como deveria, todas as áreas da sua empresa serão afetadas.

As organizações têm momentos em que questionam a capacidade de resposta do seu sistema de planeamento de recursos empresariais. Então, como é possível perceber se está na hora de investir numa solução de gestão completa?

Existem sinais de alerta que permitem aos responsáveis das organizações perceber que o sistema ERP atual pode estar a aproximar-se da data de vencimento. Se a sua organização estiver a enfrentar alguns dos problemas apontados abaixo, talvez seja hora de procurar uma nova solução ERP.

 

7 Sinais de que deve apostar num novo software ERP

 

1. O sistema atual não responde às necessidades do negócio

 

A atual solução ERP da sua empresa não possui ferramentas cruciais que permitam agilizar as tarefas dos utilizadores? As funcionalidades são difíceis de utilizar? Ademais, o tempo de resposta que é dado às solicitações dos mais diversos utilizadores é lento? Saiba que estes são sinais importantes que levam as empresas a equacionar mudar a solução implementada.

 

2. Os custos operacionais são muito altos

 

A manutenção do software ERP é extremamente importante. Isto porque as empresas necessitam que os seus sistemas funcionem corretamente e estejam constantemente atualizados.

Os custos associados à manutenção contínua incluem, normalmente, hardware adicional e despesas em mão-de-obra de TI, bem como outros custos departamentais. Só assim é possível garantir que a sua solução empresarial está em perfeita sintonia.

Se existir um desfasamento considerável entre o custo e o benefício, pondere adquirir uma nova solução de gestão completa.

 

3. O sistema já não é suportado pelo fornecedor de ERP

 

No mercado atual, os fornecedores de software estão a investir tempo, dinheiro e energia em produtos futuros. Se a sua empresa utiliza uma solução que já não é suportada ou desenvolvida, provavelmente está a perder novas funcionalidades e tecnologias que estão a ser desenvolvidas.

Além disso, a longo prazo, a utilização de sistemas ERP sem suporte pode custar à sua empresa mais dinheiro do que se implementasse uma nova solução.

 

4. O software atual tem limitações

 

A solução ERP atualmente implementada na sua empresa oferece funcionalidades para que esta possa crescer? Note que as entidades podem enfrentar limitações funcionais no seu sistema ERP devido a aquisições, introdução de novos produtos e serviços ou aumento das exigências técnicas de fornecedores (como, por exemplo, comunicação via EDI).

Requisitos adicionais do sistema podem ser necessários para lidar com a complexidade desses eventos. Algumas das necessidades emergentes podem incluir um ponto de venda robusto (POS), um sistema de gestão de armazém (WMS), e-commerce ou soluções móveis.

 

5. A tecnologia é obsoleta

 

O sistema ERP atual está em inatividade ou com tempo de resposta lento devido a um software e hardware inadequados? Saiba que, se assim for, é hora de implementar um novo sistema de Enterprise Resource Planning.

As empresas precisam de pensar sobre o futuro. Assim, o atual ERP deverá acompanhar o crescimento dos negócios. Uma maneira de determinar se tal está a acontecer é verificar se o seu sistema ERP é altamente personalizado. Hoje em dia, as personalizações são desaprovadas, pois dificultam a atualização para novos lançamentos.

 

6. O sistema atual não suporta adequadamente as necessidades dos clientes

 

É hora de considerar a implementação de um novo sistema ERP se responder negativamente a alguma das seguintes questões:

  • É capaz de responder a perguntas sobre o estado de envio das encomendas com rapidez e precisão enquanto estiver ao telefone ou a atender pessoalmente os seus clientes?
  • A empresa permite que os clientes façam a gestão das suas contas e visualizem online as informações do estado das encomendas?

Ademais, a necessidade de implementação de uma solução de gestão

é evidente se a resposta à seguinte questão for afirmativa:

  • Num ambiente de negociação, a sua empresa está a perder vendas devido à recuperação lenta e demorada do histórico de pedidos anteriores?
 

7. O trabalho é feito fora do ERP devido a problemas de integração e soluções complexas de terceiros

 

Uma boa solução ERP introduz novas ferramentas, incluindo painéis e KPIs, que eliminam a dependência de relatórios em Excel. As mesmas permitem que a empresa tenha as informações mais atualizadas, sem precisar de entrar em contacto com o fornecedor de Tecnologias de Informação.

Além disso, soluções de terceiros excessivamente complicadas podem criar complexidade e custos de manutenção mais altos. Um novo sistema ERP poderá eliminar essas soluções com funcionalidades prontas para imediata utilização.

 

O seu negócio depara-se com alguma das dificuldades apontadas acima? Então, é hora de agir! Provavelmente, o crescimento da sua empresa está a ser travado pela solução ERP implementada.

Descarregue o nosso ebook O ERP e Tendências para o Futuro e saiba como tende a evoluir este tipo de soluções. Conheça ainda as preocupações e inovações tecnológicas que deve considerar para o futuro do seu negócio!

 

DOWNLOAD EBOOK

 
Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário