fbpx

ERP: Microsoft Transforma Dynamics NAV em Business Central

ERP 

O ERP é um software idealizado para melhorar a gestão das organizações através da centralização e otimização de tarefas. Contudo, as novas exigências dos mercados tornam necessária a atualização regular desta ferramenta. Atualmente, a transformação digital e constantes mudanças nos negócios são variáveis às quais as empresas devem estar sempre atentas. Como tal, a Microsoft decidiu realizar um rebranding ao Microsoft Dynamics NAV e lançar o Microsoft Dynamics 365 Business Central.

O Business Central é a solução de gestão all-in-one da gigante tecnológica. Surge para garantir uma melhor produtividade e gestão das organizações. Por isso mesmo, este sistema ERP encontra-se disponível a qualquer momento, em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo.

A aplicação dá acesso a informações preciosas em tempo real. Assim, consegue dar resposta aos diferentes setores de atividade e dimensões de negócios, proporcionando uma maior taxa de sucesso.

 

5 Principais novidades do ERP Business Central

 

ERP

O Business Central tem como base o ERP Dynamics NAV e encontra-se disponível nas versões cloud, on-premises e cloud híbrida. Esta nova solução de gestão foi desenhada de forma a:

  • Simplificar processos;
  • Melhorar a interação com os clientes;
  • Proporcionar uma gestão eficaz da empresa;
  • Levar a uma expansão do volume de negócios.

Assim, oferece às organizações uma solução única com todas as funcionalidades necessárias para dar resposta ao quotidiano empresarial. Da mesma forma, possibilita integrações simples e rápidas com as demais soluções Microsoft. Falamos das ferramentas de produtividade e colaboração (Office 365), de análise de gestão (Power BI), e de vendas e serviço (Microsoft Dynamics 365). Adicionalmente, é ainda possível fazer integrações com Outlook, Microsoft Flow e Power Apps.

 

Deste modo, o Business Central permite atuar em áreas como:

 

1. Gestão Financeira e Contabilidade

 

Garante um maior e melhor controlo da contabilidade geral, fluxos de trabalho, transações bancárias, orçamentos, bem como diferimentos em multidivisa. Possibilita mais competitividade nacional e internacional. Adicionalmente, proporciona a gestão de diferentes ativos fixos e dimensões.

 

2. Gestão de cadeias de fornecimento, produção e operações

 

Permite controlar e proceder à gestão da produção, do inventário, das encomendas e dos fornecedores, das diferentes localizações e armazéns. Este ERP realiza planeamentos básicos de abastecimentos e de capacidades (centros máquina e centros de trabalho).

 

3. Vendas e Serviços

 

Permite controlar ordens de serviço e preços, contactos, oportunidades de venda e contratos de serviço. Possibilita ainda realizar planeamentos e despachos.

 

4. Gestão de Projetos

 

Permite criar estimativas, recursos, monitorizar projetos, proceder à gestão de capacidades e otimizar tempos de execução face aos trabalhos.

 

5. Business Intelligence e Relatórios

 

Este software ERP permite obter uma visão holística do negócio e tomar decisões informadas e assertivas com base em relatórios/dashboards.

 

7 Vantagens de proceder à mudança para o Business Central

 

1. Baixo Custo

 

Ao mudar para uma solução alojada a 100% na cloud, facilita uma gestão de custos mais eficiente, não necessitando de custos de manutenção com servidores e licenciamento de softwares complementares. Possibilita ainda o aumento ou diminuição do número de utilizadores conforme a necessidade do negócio. Como tal, o Business Central consegue também atingir o mercado das pequenas e médias empresas.

 

2. Elevada capacidade de personalização e atualização

 

Permite aos utilizadores realizarem personalizações na sua interface de modo a facilitar o seu dia-a-dia de trabalho. E ainda propicia simples e rápidas transições de versões antigas para novas versões. Isto proporciona às organizações maior economia de tempo e custos com novas atualizações. Para além disso, o Business Central disponibiliza diversos idiomas e possibilita o agendamento de várias tarefas.

 

3. Autonomia e Flexibilidade

 

Oferece uma ferramenta capaz de se adaptar aos diferentes setores de atividade e de dar resposta às necessidades dos utilizadores. Para além disso, oferece uma maior flexibilidade com recurso à tecnologia cloud. Os utilizadores poderão armazenar a informação na cloud sem ter a necessidade de recorrer a espaços físicos locais. Isto implica um menor investimento em armazenamento e maior disponibilidade de espaço nas organizações. O ERP Business Central é uma solução com grande capacidade de adaptação à medida que o seu negócio cresce.

 

4. Cumprimento de requisitos legais

 

Facilita o processo de adaptação e resposta às diferentes leis, tanto nacionais como internacionais. Proporciona um maior grau de despreocupação quanto ao cumprimento dos diferentes requisitos legais e automatização das demais tarefas. A sua ação abrange a geração de relatórios Intrastat, ficheiros SAF-T, comunicações automáticas com a Autoridade Tributária, entre outros.

 

5. Capacidade de integrar com diferentes aplicações

 

Proporciona integrações naturais e rápidas com diferentes ferramentas Microsoft. Isto possibilita um maior controlo da organização e acompanhamento da mesma. Permite também a sua utilização e atualização através de diferentes dispositivos. Isto porque o ERP Microsoft Dynamics 365 Business Central está acessível através dos diversos suportes móveis.

 

ERP

 

6. Segurança

 

Permite gerir permissões de um ou de um grupo de utilizadores, limitando o acesso a informação sensível da empresa. Para além de garantir a segurança interna da organização, proporciona também uma gestão eficaz e eficiente da informação dos clientes, em concordância com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

 

7. Interface user friendly

 

Permite uma adaptação rápida e eficaz, já que o interface do ERP Business Central se assemelha às restantes aplicações Microsoft.

 

Quer promover o desenvolvimento sustentável do seu negócio, mas não sabe por onde começar? Na blink-iT, possuímos uma equipa de profissionais especializada, com vários anos de experiência na implementação de sistemas de informação. Poderemos apresentar a melhor proposta de software ERP e conduzi-lo a um maior controlo sobre o seu negócio. Contacte-nos sem compromisso e descubra de que forma o podemos ajudar.

 

SABER MAIS

 
Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário