fbpx

Ficha Projeto – P2020-2016 – NORTE-02-0752-FEDER-019986

Designação do projeto: blink-iT – Internacionalização da Experiência Nacional Código do projeto: NORTE-02-0752-FEDER-019986 Objetivo principal: Reforçar a capacidade de exportação da BLINK iT Região de Intervenção: Norte Entidade Beneficiária: blink-iT Solutions Unipessoal Lda
 
Data de aprovação: 16-02-2017 Data de início: 01-12-2016 Data de Conclusão: 30-11-2019 Custo total elegível: 157.660,63 euros Apoio financeiro da UE: 70.947,28 euros
Apoio financeiro público Nacional/Regional: Não aplicável
 
 
Objetivos:
 
A blink-iT tem por objetivo a divulgação dos serviços prestados junto da rede de parceiros Microsoft que serão potenciais clientes de serviços específicos de nearshoring ou num dos três grandes pilares de atividade da empresa: Consultoria, Implementação e Desenvolvimento.
 
 
Atividades: A atividade da blink-iT consiste na prestação de serviços de TI, salientando-se: – Soluções de Gestão (ERP & CRM); – Soluções de Apoio à Decisão (BI); – Soluções de Colaboração; – Microsoft Dynamics NAV.
 
 
Resultados esperados/atingidos: O presente Projeto de Internacionalização tem permitido à blink-iT promover a sua oferta no mercado externo através da participação em feiras, viagens de promoção e prospeção e da realização e implementação de estratégias de marketing.
 
Descrição do projeto, com eventual monitorização do nível de execução:
A blink-iT Solutions (blink-iT) nasceu da necessidade sentida pelo promotor de disponibilizar um serviço completo que possa funcionar de forma integrada ou modular, e que consiga abranger todo o processo inerente à implementação de um CRM ou ERP sobre a tecnologia Microsoft. Abrangendo as 3 principais etapas inerentes a um processo desta natureza: Consultoria e Pré-Vendas; Implementação e personalização da solução com módulos desenvolvidos à medida do cliente.
 
O plano de internacionalização pressupõe ações de prospeção com o objetivo de dar a conhecer a potencialidade e qualidade do mercado português e da blink-iT em termos de consultoria e estratégia de ação, preços competitivos, facilidades linguísticas e proximidade.
Dos 50% de objetivo de crescimento para o primeiro ano, pretende-se que 25% advenha de novos mercados e os restantes do mercado nacional. Para o segundo ano contamos com uma relação de 65% do crescimento justificado pelos mercados internacionais e os restantes a nível nacional.
 
A blink iT no âmbito da sua estratégia e numa fase preliminar efetuou um amplo estudo ao mercado, sendo que Portugal é claramente um mercado de teste e aprendizagem, sendo a partir daqui extrapolável pelo presente projeto a outros mercados externos. A seleção dos mercados externos teve em consideração as semelhanças com o mercado nacional, quer na sua forma e laboração, e demais regulamentação. Esta abordagem será efetuada de uma forma escalonada, sendo previsível que o mercado Inglês seja o primeiro na escala de prioridades, por ser aquele que mais semelhanças tem com Portugal.
 
É essencial termos desta forma o Go-to-Market no timing correto, dado ser uma solução com riscos de imitação, sendo que a forma de combater essa ameaça passa claramente pela rapidez com que disseminemos o projeto, aproveitando ainda a vantagem de ser um mercado no contexto europeu pouco explorado. A acrescer, o facto de estarmos perante um mercado “informal” reforça a janela de oportunidade.
 
Até à presente data o projeto já se encontra executado em 12,56%.