fbpx

Gestão de recursos humanos: Como aumentar a produtividade! 

gestão recursos humanosEstá cansado do seu sistema de gestão de recursos humanos (RH)? Depara-se diariamente com um processo moroso e com erros sistemáticos? Então este artigo é para si! 

Gerir os RH obriga-o a conhecer a organização e, por isso, as suas operações não devem estar isoladas da estratégia de negócio da empresa.  Se dedica mais recursos do que gostaria a administrar o capital humano, o primeiro passo é aprender a eliminar os erros mais frequentes e acabar com as preocupações. 

 

7 Melhorias a fazer na gestão de recursos humanos 

 

1. Informação vital à disposição do gestor 

Deverá ter disponível todos os dados relativos aos seus colaboradores, seja através dos campos existentes ou de outros que possam ser criados à medida das suas necessidades. Integre, por exemplo, uma ferramenta de recrutamento multiposting. Irá ajudá-lo a otimizar os seus processos de seleção e gestão de talentos de qualquer parte do mundo. 

 

2. Automatização dos processos de gestão 

A automatização de tarefas como a gestão de faltas dos colaboradores, sistemas contributivos e retenções, processamento de salários ou férias, avenças, comissões e indemnizações torna os processos de gestão de recursos humanos mais eficientes. Obtenha celeridade e assertividade na gestão de contratos de trabalho. 

 

3. Sistema intuitivo e prático 

Implementar uma solução de gestão de recursos humanos traz inúmeras vantagens para o seu negócio. Os custos de aprendizagem para as empresas são reduzidos e assim consegue facilmente realizar todas as tarefas sem acompanhamento específico. 

 

4. Equipa de trabalho eficaz 

Aprender a delegar é uma forma de aumentar a produtividade. Garanta que a sua equipa ajuda no cumprimento de todas as tarefas de forma eficaz. Para tal, é importante identificar as necessidades de formação de acordo com os requisitos de cada cargo. Só assim garantirá que todos os elementos estão capazes de executar todas as ações. 

 

5. Cumprimento de encargos 

Assegure que as novas obrigações legais são incorporadas de forma imediata nos processos de gestão de recursos humanos, permitindo à sua empresa uma adaptação simples e rápida. 

 

6. Integração com a contabilidade 

As análises financeiras e contabilísticas permitir-lhe-ão uma tomada de decisão assertiva e mais informada. Depois de processar os vencimentospoderá lançar automaticamente para a contabilidade todos os movimentos relativos a esse processamento, sem perder mais tempo. 

 

7. Medição de resultados 

É fundamental analisar o que se fez bem e perceber também o que se pode melhorar. Neste contexto, é muito importante saber ouvir a opinião de toda a equipa para recolher feedbacks e assim levar a empresa para a frente.  

 

A gestão de recursos humanos não deve ser um pesadelo, mas antes o sonho e a ambição de toda a organização. As soluções da blink-iT permitem-lhe automatizar operações demoradas e sujeitas a erro. 

Simplifique toda a gestão contratual, desde o controlo dos períodos experimentais, passando pela renovação e término de contratoVeja como aumentar a produtividade do departamento de recursos humanos do seu negócio! 

 

 

QUERO UM DIAGNÓSTICO GRÁTIS

 

Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário