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Gestão de sucesso: ferramentas essenciais para crescer!

 

A gestão de qualquer negócio nem sempre é uma tarefa simples. Contudo, as empresas têm atualmente ao seu dispor um conjunto de soluções e ferramentas tecnológicas que permitem gerir cada departamento de forma mais completa, fundamentada e ágil.

Neste artigo, iremos indicar alguns recursos que a sua empresa necessita para crescer e ter sucesso. Explicaremos ainda quais são as ferramentas ideais para cada um dos diferentes departamentos.

 

Departamento de Marketing

 

Um software de automatização é parte essencial do sucesso das estratégias de marketing. Ajuda a simplificar, medir e a automatizar dados, tarefas e fluxos de trabalho da equipa. Neste departamento, quanto mais informação tiver sobre o seu cliente melhor será a interação com ele.

O acesso à informação é igualmente importante e deve ser possível aceder aos dados em qualquer lugar, por exemplo, através da partilha de ficheiros numa cloud.

No entanto, não basta ter informação. É necessária uma análise inteligente dos elementos existentes para maximizar os investimentos. Essa avaliação é feita com as chamadas ferramentas de Business Intelligence (BI). Com este tipo de alternativas a tomada de decisões será mais fundamentada e, portanto, mais eficaz.

 

Departamento de Vendas

 

Para potenciar os seus resultados, o ideal é que a equipa de vendas tenha ao seu dispor um software com os contactos de atuais e potenciais clientes. Assim, pode identificar oportunidades de negociação personalizada e adequada a cada consumidor. Essa ferramenta deve ser móvel, suscetível de atualizações e possibilitar o acesso aos dados em tempo real.

O software que permite ter a informação de todos os contactos centralizada, atualizada e acessível é o CRM (Customer Relationship Management). Este programa é o ideal para este departamento, pois possibilita ainda a análise do pipeline de vendas e a visualização de dashboards com dados críticos.

O CRM é também adequado ao setor pós-venda ou apoio ao cliente, uma vez que dá acesso imediato a cada ficha de cliente e é através deste software que se registam pedidos, reclamações ou outros dados que estes departamentos têm que tratar e encaminhar para análise.

 

Departamento de Finanças

 

Para as empresas se manterem competitivas é fundamental que as equipas tenham ferramentas para agirem rapidamente, face às mudanças tecnológicas. Isto implica, muitas vezes, a substituição de sistemas antigos e desatualizados por soluções atuais e funcionais.

Neste setor tão importante de qualquer negócio, para ter tudo conectado e o departamento o mais atualizado possível, implemente uma solução ERP (Enterprise Resource Planning). Como já lhe explicamos noutro artigo, o ERP é a base da gestão de uma empresa. Entre as principais vantagens deste software, podemos enumerar:

  • O aumento da produtividade, através da automatização de processos.
  • A eliminação de procedimentos manuais, melhorando a exatidão de dados e ficheiros.
  • A automatização de pagamentos.
  • A concentração de processos numa única plataforma.
 

Departamento de Recursos Humanos

 

Com a automatização de tarefas como a entrega de documentos, pedidos de aprovações, envios de lembretes, etc., a equipa de Recursos Humanos (RH) acaba por minimizar as perdas de tempo, podendo concentrar-se noutras tarefas inerentes às suas funções.

Neste departamento, ferramentas de análise ERP, permitem responder a questões como o desempenho de cada setor, a procura de novos candidatos, a criação de estratégias para aproximar funcionários com melhor e pior desempenho, bem como avaliar a satisfação dos funcionários, algo fundamental para qualquer empresa.

 

Departamento de IT

 

Neste setor é importante verificar soluções que permitam melhorar a integração de fornecedores, a qualidade de suporte, a formação e implementação, de acordo com as necessidades da empresa.

Através de ferramentas de automatização é também possível preencher lacunas de conhecimentos tecnológicos e tirar partido de uma maior produtividade, segurança e eficácia. Procure, por isso, informações sobre as funcionalidades da solução através do fornecedor. Peça opiniões sobre como os produtos funcionam e compare-os com a concorrência.

Consulte artigos e análises, informe-se junto de clientes atuais sobre o desempenho do produto, suporte ao cliente e facilidade de utilização. Faça também uma verificação com base nos dados que as aplicações de criação de relatórios e os dashboards oferecem. Estes últimos, possibilitam saber exatamente o que se passa, permitindo fazer ajustes fundamentados e saber exatamente o que necessita para potenciar resultados, gerar maior produtividade e aumentar o lucro.

 

Como pode verificar, a implementação de novas tecnologias irá trazer mais-valias nas principais áreas da sua empresa. Para que tenha ainda mais informações sobre as vantagens desta aposta na tecnologia e automatização, partilhamos consigo um Manual de Tecnologia para Empresários. Pode descarregar o documento através deste link.

Se tiver dúvidas ou necessitar de apoio na implementação destas soluções, não hesite em indicar-nos, nós entraremos em contacto consigo.

 
 

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