fbpx

Como a integração de sistemas torna as empresas mais eficientes

A implementação de um sistema de informação global que seja transversal a todos os processos de negócio é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam atualmente.  Esta solução global poderá passar pela integração de sistemas de origens completamente distintas. Isto permitirá otimizar processos, evitar a redundância de tarefas no registo de dados e melhorar o controlo do fluxo de informação entre os mesmos. 

integração de sistemas é uma consequência da necessidade de as empresas obterem dados de forma rápida e eficaz. Os negócios tornam-se morosos e burocráticos quando suportados por sistemas que não comunicam entre si. 

A integração de sistemas tem hoje em dia um papel fundamental nas empresas, não só porque permite a redução de custos operacionais, mas também porque promove o aumento da velocidade do acesso à informação. Consequentemente, as empresas colhem benefícios, tais como: maior qualidade na informação que circula ao longo dos processos de negócio e maior produtividade por parte dos seus recursos. 

A decisão de implementar uma integração de sistemas carece de uma análise cuidada das várias plataformas a integrar. Alguns sistemas poderão não estar preparados tecnologicamente para serem integrados com outros mais evoluídos. 

A empresa terá inicialmente de definir bem que tipo de dados pretende extrair de cada uma das plataformas, analisar de que forma estes poderão ser extraídos e como as plataformas podem ser úteis ao longo da cadeia. 

Porque caminhamos para uma integração de sistemas cada vez mais frequente? 

A integração de sistemas é algo presente na realidade das empresas de há muitos anos a esta parte, mas a evolução tecnológica está a permitir que as empresas estabeleçam isso como um objetivo cada vez maior. 

Um bom exemplo é a Indústria 4.0. A preocupação por parte das empresas que fabricam em desenvolver unidades de produção mais inteligentes através de sensores está a permitir a obtenção de uma enorme quantidade de dados

Dados como contagens, temperaturas, tempo de atividade, entre outros, vão ajudar a uma melhor tomada de decisão em tempo real. Se pensarmos que esses dados obtidos nas máquinas poderão ser conjugados com os dados introduzidos num ERP, onde é registado o planeamento de produção, tal irá gerar uma tomada de decisão mais rápida, economizando tempo e dinheiro. 

O que ganham as empresas com sistemas integrados? 

A integração de sistemas permite que as organizações tenham um acesso mais rápido à informação e consigam visualizar de uma forma geral os dados de todos os processos numa só plataforma (por exemplo, através do Microsoft Power B.I.), independentemente do sistema onde essa mesma informação é introduzida. Para além disso, contribui de forma decisiva para o aumento das vendas, porque a interação entre a empresa e os seus clientes é fortalecida. 

Outro exemplo são as plataformas de venda online, em que as empresas disponibilizam informação aos seus clientes relativa a stocks, prazos de entrega, conta corrente, entre outros. Quando o cliente compra online num sistema integrado, este registo dá origem a uma encomenda de cliente no ERP da empresa, registo esse que irá ser aproveitado para o fluxo documental de expedição até à entrega dos artigos. 

Neste caso, o facto de estarmos perante um sistema integrado vai permitir à empresa aproveitar o registo efetuado pelo cliente (minimizando os erros) e apurar rapidamente um cálculo de necessidades de stock com base nas vendas, encomendas de cliente pendentes e o já encomendado aos seus fornecedores. 

A integração de sistemas permite às empresas um controlo global, garantindo fluidez na forma como estas se relacionam comercialmente com os seus parceiros de negócios. Assim, poderão prever constrangimentos nos prazos de entrega aos seus clientes e reduzir os seus atrasos. 

O facto de terem uma visão geral dos processos vai permitir às empresas aumentar as vendas e a capacidade de resposta no atendimento aos seus clientes.  

Precisa de aconselhamento para implementar no seu negócio uma solução de gestão eficaz e promover uma integração de sistemas que favoreça as vendas e o crescimento da empresa? Informe-se com a nossa equipa de especialistas e encontre a solução ideal para colocar o negócio no rumo do sucesso!

Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário