fbpx

Parceria Segura e na Vanguarda da Tecnologia: Como Conseguir?

Parceria

 

Uma parceria segura na área tecnológica é algo que a maioria das empresas procura. O motivo é simples: a tecnologia é complexa e em constante evolução. Ninguém, nem mesmo a Google (a maior empresa no setor), domina todos os componentes de todas as soluções tecnológicas. Isto porque a complexidade de qualquer produto, desde um Smartwatch até à infraestrutura de uma Cloud, é bem maior do que aquela que uma empresa pode suportar sozinha.

Escolher o melhor parceiro tecnológico para a sua empresa é uma decisão estratégica que terá impacto no longo prazo. Em qualquer entidade, especialmente startup, surge esta questão: com quem nos devemos associar, quando e porquê?

A tecnologia move-se muito rapidamente. Portanto, uma parceria viável hoje poderá ser inviável amanhã. Encontrar parceiros seguros e na vanguarda da tecnologia é fulcral, porque o objetivo final é criar uma solução completa.

Quase todas as principais empresas de tecnologia estabelecem parcerias ou iniciativas para se conectarem com outras do setor. Os programas são geralmente projetados para ajudar na integração de fornecedores complementares cujos produtos/serviços se harmonizam com a plataforma em questão.

Existem igualmente programas de parceria para ajudar os fornecedores a integrarem-se com os seus concorrentes. Tal acontece porque os clientes costumam utilizar várias soluções e bases de dados diferentes. A necessidade de integração de dados entre as diversas soluções é algo muito comum na maior parte das organizações empresariais.

 

5 Passos para criar uma parceria de sucesso

 

Atualmente, existem diversos fornecedores e tecnologias capazes de dar resposta às mais variadas necessidades dos diferentes setores de atividade. Escolher os parceiros certos significa voltar ao básico e entender os fundamentos do negócio, dos clientes e da tecnologia.

 

1. Definir objetivos claros e tomar uma decisão ponderada

 

Em primeiro lugar, é importante perceber o que se pretende alcançar com a parceria. Assim, a sua empresa precisa de definir os objetivos do negócio, a visão e os requisitos críticos.

Escolher o parceiro certo, construir parcerias de sucesso e gerir os riscos inerentes à adição de terceiros ao ecossistema pode ser um desafio formidável. Como resultado, aproximar-se de uma parceria tecnológica requer um cuidadoso planeamento ao longo de todas as etapas do processo.

 

2. Gerir expectativas e partilhar princípios

 

Muito do sucesso está no ponto de partida. As experiências que advêm de uma relação com um parceiro tecnológico variam muito. É importante entender a diferença entre as expectativas da sua empresa e as capacidades internas do parceiro tecnológico selecionado.

O parceiro certo terá em conta um planeamento em torno da padronização dos sistemas. Ademais, auxiliará no desenvolvimento da melhor solução para a sua empresa. Com efeito, os parceiros de sucesso partilham as mesmas expectativas quanto à qualidade, implementação e evolução de uma solução tecnológica.

 

3. Reconhecer a importância das parcerias de sucesso

 

No geral, os administradores reconhecem a importância de trabalhar com parceiros seguros e na vanguarda da tecnologia. São estes que auxiliam na otimização dos processos implementados nas empresas. Falamos, por exemplo, do contacto com clientes, gestão de stocks, controlo de encomendas, expedições, produção, marketing e contabilidade.

 

4. Compreender as vantagens para o negócio

 

São inúmeros os benefícios de uma parceria segura e na vanguarda da tecnologia. Primeiro, porque o parceiro está sempre atualizado sobre as mais recentes soluções tecnológicas. Depois, porque é um excelente conselheiro na implementação de novas soluções ao longo do ciclo de vida da empresa.

Parte do sucesso deste tipo de parceiros passa por entender o ramo de atividade dos seus clientes. Passa ainda por estudar o conjunto de soluções que se adaptam melhor às suas necessidades. Lembre-se de que parceiros especializados proporcionam poupança em recursos, em tempo e em custos.

 

5. Manter uma comunicação proativa e intencional

 

Mesmo que os seus valores e expetativas estejam alinhados, a sua parceria terá dificuldades se não priorizar a comunicação. Os parceiros devem sentir-se à vontade para conversar sobre qualquer assunto relacionado com o negócio, tal como estar dispostos a ter conversas difíceis.

Por exemplo, realizar reuniões semanais é uma parte fundamental para uma cooperação bem-sucedida, para além das conversas que ocorrem naturalmente no decorrer do dia a dia. Assim, conseguirá também manter os níveis altos de confiança para ambas as partes, o que significa que poderá lidar com quaisquer problemas ou alterações inesperadas de uma forma rápida e eficaz.

 

Como encontrar um parceiro seguro e na vanguarda da tecnologia?

 

Um parceiro seguro e na vanguarda da tecnologia deverá…

  • Comprovar a existência de relações de longo prazo com os seus clientes. A validação da experiência da empresa, a trajetória profissional e a qualidade são fatores-chave;
  • Ter habilitações e excelência em desenvolvimento de software. Assim, garante que o produto final é de ótima qualidade;
  • Dispor de um conjunto consolidado de recursos que possam dar o devido suporte aos utilizadores da empresa;
  • Oferecer suporte durante todo o ciclo da solução, desde a conceção até à implementação no ambiente de produção, sem esquecer o pós-desenvolvimento;
  • Ter a capacidade de adaptar a nova tecnologia à sua empresa. Note que a solução tecnológica deverá ser integrada com outros sistemas da sua organização e interagir com diferentes utilizadores;
  • Entender o negócio e ajudar a encontrar a melhor solução para as necessidades, sempre alinhada com os objetivos da empresa;
  • Disponibilizar testers que garantam a qualidade do produto e que orientem o cliente sobre como realizar os seus próprios testes;
  • Ter capacidade de comunicação em outros idiomas. Isto é, garantir que os membros do projeto têm habilitações para comunicarem efetivamente com o cliente, por exemplo, em inglês.
  • Ter uma baixa rotatividade de pessoal. Isto significa que o parceiro se preocupa em manter ambientes de trabalho saudáveis, onde o crescimento profissional, o trabalho em equipa e a formação constante são promovidos.
 

blink-iT é parceira da Microsoft

 

Na blink-iT, celebramos uma parceria com a Microsoft. Somos certificados em soluções ERP, CRM, bem como Business Intelligence. Implementamos os softwares ERP Microsoft Dynamics 365 Business Central, Dynamics 365, Sharepoint e Power BI. Além disso, dispomos de uma solução de gestão na cloud – o FastTrack – que permite obter uma visão completa do seu negócio através da conciliação de todas estas aplicações.

 

SABER MAIS

 
 

Subscrever o Blogue

captcha

A blink-iT Solutions está comprometida com o cumprimento do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais necessitamos do seu consentimento e para tal, necessita de conhecer e aceitar a nossa Política de Privacidade.

Aceito a Política de Privacidade
Dou consentimento ao tratamento de dados

Prometemos não utilizar as suas informações de contacto para enviar qualquer tipo de SPAM.

Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário