fbpx

Conheça os 8 pesadelos mais comuns de um diretor financeiro

diretor financeiro

O diretor financeiro de uma empresa é influenciado por diversos fatores na hora de tomar uma decisão, desde logo pelas políticas económicas, governamentais e tributárias. Além disso, a inflação, câmbios e taxas de juros, assim como mudanças internas na organização, podem interferir direta e indiretamente nas análises. Tudo isto pode ter influência não só a curto, mas também a médio e longo prazos.

Dessa forma, é importante para um diretor financeiro possuir uma visão global da empresa. O seu principal objetivo numa análise financeira é obter dados, interpretá-los e construir indicadores úteis, rápidos e fiáveis. Aliás, tal deve ser feito com o intuito de suportar o processo de tomada de decisão própria e dos gestores.

O papel do diretor financeiro é crucial numa empresa, mas, para que seja bem-sucedido, este depende diretamente de várias condicionantes. Existem problemas que se podem tornar autênticos pesadelos para um diretor financeiro e que influenciam o sucesso do seu trabalho. Conheça-os e elimine-os, otimizando os processos na sua empresa. Quanto melhor o fizer, melhores condições terá para crescer e evoluir com confiança.

 

8 Dificuldades que podem condicionar o trabalho de um diretor financeiro

 

1. Dificuldade na obtenção clara e fiável de dados contabilísticos

 

Uma das preocupações de um diretor financeiro é obter uma tesouraria sólida e uma gestão financeira rigorosa, célere e eficaz. A escolha de um sistema de gestão adequado determinará o crescimento e uma maior competitividade do seu negócio.

 

 2. Registo incorreto de stock e mercadorias

 

Através de um registo correto e pormenorizado da entrada e saída de mercadorias, é mais fácil para um diretor financeiro apurar os custos de inventário. Além disso, este ajuda a otimizar processos de produção e logística.

 

3. Imprecisões sobre dados das contas de clientes e fornecedores

 

Acabe com as imprecisões através da gestão automatizada. Isto pode ser feito quer ao nível das contas correntes, quer ao nível dos movimentos de tesouraria. Dessa forma, é possível fazer uma gestão mais eficiente e rigorosa das disponibilidades e responsabilidades financeiras de uma organização.

 

4. Dificuldade em apurar com detalhe os resultados

 

Na altura de apresentar os resultados, podem surgir diversos problemas pela possibilidade de ramificação de análises. Estas podem ser feitas ao nível dos Centros de Custo ou Analíticos, Departamento e Linha Negócio. No entanto, também pode ser exigido o apuramento consolidado entre as várias empresas de um grupo.

 

5. Ineficiência no controlo do acesso aos dados

 

A gestão de acessos aos dados e dos fluxos de aprovação entre departamentos inexistentes é outro dos desafios dos diretores financeiros. Este é um problema que pode gerar ineficiência e risco de utilização de informação confidencial por pessoas não autorizadas.

 

6. Risco de falhas no lançamento de documentos e movimentos contabilísticos

 

Por se tratar de uma tarefa repetitiva, o processo de lançamento de documentos e movimentos contabilísticos é um pesadelo para um diretor financeiro. Trata-se de uma tarefa bastante ineficiente e que está sujeita a um maior risco de falhas.

No entanto, a automatização dos processos de lançamento pode tornar mais simples a inserção de dados sem falhas e repetições. Com uma solução de gestão, é possível obter mais eficiência, por exemplo, nas comunicações bancárias. Dessa forma, eliminam-se erros e falhas através da comunicação automática dos documentos bancários e da reconciliação com extratos online ou eletrónicos.

 

7. Falha na comunicação interdepartamental

 

Manter integrados num único sistema todos os departamentos da sua organização facilita a troca de dados e informações.

 

8. Dificuldade em ter acesso completo à gestão do negócio

 

Através de um software de gestão, consegue obter acesso completo e integrado a todo o negócio. Os objetivos de qualquer visão estratégica e gestão financeira são obter lucros, fazer mais com menos e alcançar maior eficiência operacional. Porém, para o conseguir, é indispensável socorrer-se de soluções de gestão fiáveis e eficazes. As mesmas devem, essencialmente, ser capazes de simplificar as operações com o máximo rigor contabilístico e sustentar a estratégia de negócio. Além disso, devem acompanhar a evolução do mercado e otimizar as operações de gestão financeira.

 

Agora que já conhece os problemas que podem interferir com o trabalho de um diretor financeiro, tome medidas! Muitas dificuldades podem ser facilmente contornadas com o software certo e adequado ao seu negócio.

Saiba que existe forma de automatizar e agilizar processos críticos, bem como de acelerar as principais operações de todo o processo de contabilidade. Registar documentos, gerir orçamentos, elaborar planos contabilísticos e apurar resultados podem tornar-se tarefas simples.

Na blink-iT, ajudamo-lo a implementar a solução ERP adequada às suas necessidades! Não se consuma com estas questões! Ganhe tempo para o que realmente é importante no seu negócio.

 

SABER MAIS

  
Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário