fbpx

Power Apps: Exemplo prático para marcação de férias

power apps

 

O Power Apps Canvas, sobre o qual nos debruçámos neste artigo, é uma ferramenta da Microsoft que lhe permite criar aplicações personalizadas de forma simples, mesmo sem grande conhecimento de linguagem de programação.

Neste exemplo prático, mostramos-lhe como desenvolver uma aplicação de marcação de férias para uma empresa. Elaborámos um plano e chegámos à conclusão que teria de ter uma base de dados com duas listas interligadas: uma para os utilizadores e outra para os agendamentos de férias.

 

O Power Apps Canvas fornece ferramentas para fazermos um desenvolvimento fácil e prático, mas isto tudo num nível básico. Quando começamos a querer ferramentas mais sofisticadas, temos de meter as “mãos na massa” e, aí sim, o código já vai aparecer. Falamos de tarefas não muito elaboradas, mas pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Neste exemplo, vamos ver os filtros a serem aplicados numa galeria.                                                  

 

Para que isto funcione de forma simples, temos de adicionar na galeria:            

 

Parece complicado, mas começando a trabalhar com estas ferramentas tudo vai fazer sentido. Agora, vamos ver o exemplo de uma página de aprovação. Esta permite a um superior da empresa analisar o que faz parte da marcação e decidir se aprova ou rejeita o agendamento naquela data.                                  

 

Ao clicar na seta em frente a cada agendamento, a página de detalhes abre e é possível aprovar ou rejeitar o pedido.    

Power Apps Canvas: Feedback de um “noob”

 

Antes de integrar a blink-iT, nunca tinha ouvido falar do Power Apps. No início, estava a achar tudo muito estranho e questionava-me: “Na faculdade, tive múltiplas cadeiras com programação, seja java, C#, python, entre outras, e agora só tenho que arrastar caixas para um lugar e está feito?”.

Depois de um mês a trabalhar nesta app, tudo faz sentido. Se podemos guardar tempo para detalhar exatamente a aplicação às necessidades do cliente, porque haveríamos de continuar a perder tempo a programar label por label como fazíamos na faculdade? O mundo evoluiu e com ele a informática e a programação. É assim que devemos encarar a realidade: quanto mais facilidade na programação, melhor o resultado final para apresentar ao cliente.  

 

Como viu, são inúmeras as potencialidades do Power Apps. Se pretende saber mais sobre esta ou outras soluções, visite o site da blink-iT. Somos parceiros Microsoft e podemos ajudá-lo a dotar o seu negócio de ferramentas práticas e inovadoras.  

 

 
 
 
André Santos
blink-iT  
Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário