fbpx

9 Atributos que as empresas procuram num software ERP

software ERP

 

Hoje em dia, o mercado exige maior flexibilidade e rapidez de resposta por parte das empresas. Não é de estranhar, portanto, que a aposta num software ERP seja importante na estratégia de crescimento e de sucesso dos negócios.

Cada vez mais organizações compreendem que o investimento numa solução de gestão é indispensável. Assim, decidem implementar um ERP pelo facto de precisarem de sistemas que permitam uma mais fácil e organizada gestão.

O Enterprise Resource Planning oferece a possibilidade de avaliar a empresa de forma global e de tomar decisões mais assertivas e rápidas. Contudo, é importante salientar que este tipo de ferramentas deve ser idealizado e concebido de forma a ser adaptado à realidade de cada negócio. Existem várias características que as empresas procuram num software ERP. Em seguida iremos enumerar os principais atributos que esta solução de gestão deve ter, a fim de ir ao encontro dos objetivos das organizações.

1. Desempenho do software ERP

Qualquer empresa que decida investir num ERP pretende que o sistema tenha qualidade e bom desempenho. A eficiência é um ponto fulcral neste tipo de software de gestão. Por exemplo, se o sistema falhar ou demorar muito no processamento, em momentos críticos, pode prejudicar toda a organização.

2. Fornecedor de qualidade

Uma das principais preocupações das empresas que procuram um software ERP está relacionada com o fornecedor do serviço. As organizações precisam de um parceiro que tenha qualidade de atendimento, um tempo de resposta curto e que seja transparente. Mas, acima de tudo, necessitam de um bom suporte, que permita esclarecer as dúvidas dos utilizadores e solucionar problemas operacionais. Além disso, é importante um serviço que corrija erros e mantenha os programas atualizados.

Este tipo de solução de gestão necessita de uma constante atualização, de forma a acompanhar o crescimento da empresa. Ao longo do tempo, é necessário introduzir novas funcionalidades, adaptar o software às mudanças de legislação e acompanhar a evolução do sistema operacional, hardware e base de dados.

A escolha de um bom fornecedor é importante, pois este tipo de sistema exige confiança e estabilidade, mas acima de tudo experiência.

3. Software user-friendly

Outra das características que as empresas procuram num software ERP é a facilidade de utilização. Nesse sentido, esta deve ser uma solução amiga do utilizador (user-friendly), para que haja maior facilidade de transição.

Funcionalidades como a visualização e exportação de dados, geração de relatórios, agendas e mensagens de alerta devem ser simples e intuitivas. O objetivo deste tipo de software passa muito pela simplificação de processos.

4. Facilidades de parametrização do sistema

A capacidade de adaptação do software ERP às necessidades das empresas é um atributo importante. Apesar de esta solução ser desenvolvida de forma genérica para qualquer setor de atividade, é fundamental que se possa adequar facilmente a contextos específicos. Além disso, um sistema ERP também consegue responder de forma rápida às alterações do mercado.

5. Segurança do software

A segurança é outro dos atributos que as empresas buscam ao optarem pelo investimento num software ERP. Esta solução de gestão permite fazer backups e recuperar dados, acabando com possíveis perdas de informação.

Além disso, o acesso ao sistema pode ser controlado através da definição de permissões de acesso diferentes para grupos ou utilizadores específicos.

6. Fiabilidade do software

A fiabilidade de um sistema ERP é fundamental para as empresas. Este atributo resulta de três pontos que abordamos anteriormente:

  • Qualidade, eficiência e desempenho do sistema;
  • Empresa fornecedora do sistema de confiança;
  • Segurança do sistema.

7. Implementação por módulos

A possibilidade de construir um software à medida é um dos atributos principais do ERP. Associada a esta, existe a particularidade de poder ser implementado por módulos, uma característica muito apreciada especialmente por pequenas empresas. Dessa forma, o sistema de gestão pode ir-se moldando de acordo com a necessidade e crescimento da organização.

8. Documentação do sistema

A capacidade de documentação, quer online, quer offline, é uma das qualidades que as empresas privilegiam num software ERP. Esta característica permite agilizar os processos em caso de dúvidas, perda de dados e ocorrência de erros.

9. Possibilidade de integração com outros softwares

Muitas vezes, as empresas já trabalham com determinados softwares e não pretendem deixar de fazê-lo. Felizmente, com um sistema ERP, tal não representa um problema, já que este permite a integração com outros sistemas. Por exemplo, uma empresa com um software de e-commerce pode integrar este e outros sistemas no seu ERP.

São muitas as potencialidades dos softwares ERP que as empresas desconhecem. No entanto, todas acabam por atuar no mesmo sentido: a redução dos custos com mão-de-obra e uma melhor gestão de stocks e prazos. Tudo isto aliado a uma diminuição dos erros a um aumento da motivação interna e da satisfação dos clientes. Descarregue o nosso ebook O ERP e Tendências para o Futuro para se manter a par de todas as atualizações de relevo.

 

DESCARREGAR EBOOK

  
Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário