fbpx

Tecnologias de Informação: Um Setor Essencial para as Empresas!

tecnologias de informação

As Tecnologias de Informação (TI) são uma peça essencial na atual engrenagem mundial. O termo é usado para identificar todo o setor ligado à recolha, armazenamento e gestão de informação por meios computacionais.

A utilização de TI para classificar as áreas informáticas pode não parecer, numa primeira abordagem, o mais óbvio. Contudo, é importante salientar que, quando falamos de informação, não nos referimos apenas ao conceito no seu sentido mais usual. Falamos de tudo o que a palavra engloba para empresas e instituições, ou seja, dados sobre recursos humanos, clientes, informação financeira e projetos, entre outros.

Todo o trabalho atual de uma empresa é assente na informática. Assim sendo, a escolha dos sistemas utilizados é determinante para os resultados obtidos por toda a estrutura.

 

A importância das Tecnologias de Informação nas empresas

 

O departamento de Tecnologias de Informação é de uma importância fulcral para as diversas estruturas de uma organização. A perda do sistema informático pode acarretar riscos e prejuízos incalculáveis, como verificamos em casos de ataques informáticos a sistemas privados de informação.

Todos os aspetos da nossa vida quotidiana são afetados pelas Tecnologias de Informação: registos médicos, declarações de impostos, mecanismos de comunicação, entre muitos outros. Não é, por isso, de espantar que a generalidade das organizações, independentemente do seu tamanho, faça uma aposta considerável neste setor.

Os elementos que fazem parte do departamento de TI podem ter funções tão variadas quanto os exemplos abaixo:

  • Gestão de redes;
  • Desenvolvimento de software;
  • Gestão de recursos;
  • Segurança informática;
  • Programação.

Cada um destes profissionais é responsável por uma parte importante da gestão do sistema informático. A integração dos diferentes componentes na estrutura de gestão das várias instituições é essencial para obter resultados eficientes, seja na produção efetiva, no apoio ao cliente ou na resolução de conflitos internos.

 

Principais desafios do diretor de TI

 

O responsável ou diretor de Tecnologias de Informação é a pessoa encarregue da gestão do departamento e da coordenação das diferentes funções.

Nos primórdios da atividade informática, apenas era encarado como essencial manter os diferentes componentes operativos a funcionar. Agora, é reconhecido que as TI têm um papel importante, uma vez que permitem otimizar a gestão, facilitar o acesso a informação, apoiar a criação de projetos e sugerir novas soluções.

Assim, é possível compreender que as necessidades inerentes à utilização e acompanhamento das Tecnologias de Informação nas empresas tornam o cargo de diretor de TI um dos mais importantes na estrutura das organizações.

Antecipe-se aos problemas na sua empresa. Na blink-iT, ajudamo-lo a reconhecer os desafios que o responsável de Tecnologias da Informação enfrenta diariamente e a resolvê-los de forma simples e eficaz. Faça download gratuito do nosso whitepaper e explores novas formas de aumentar a rentabilidade do seu negócio.

 

DESGARREGAR WHITEPAPER

 
Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário