fbpx

Segurança dos dados: Como reduzir os riscos com o Cloud ERP?

cloud ERP

A utilização de uma solução Cloud ERP é uma ótima estratégia para proteger os ativos e dados das empresas.  Embora muitas organizações ainda optem por manter internamente servidores com dados corporativos confidenciais, julgando que esta metodologia é segura, os sistemas e redes implementados internamente podem expor as empresas a determinados perigos.

No setor industrial, por exemplo, confiabilidade e consistência são elementos essenciais. Qualquer interrupção poderá resultar numa redução significativa da produção e dificultar o cumprimento dos seus objetivos.

É certo que, mesmo quando as interrupções acontecem repentinamente, ainda é possível implementar planos para lidar com potenciais problemas e reduzir o impacto nas operações de produção e logística. Ainda assim, um ERP na Cloud traduz-se em inúmeras vantagens, que detalharemos de seguida.

 

Como o Cloud ERP protege os dados da sua empresa?

 

  • Uma solução ERP Cloud oferece escalabilidade e flexibilidade, pois pode ajustar-se facilmente às mudanças e necessidades das empresas ao longo do tempo, sem exigir atualizações ou manutenções de hardware dispendiosas e demoradas.
  • Permite mais opções de personalização e integração com outros serviços, como ferramentas de análise, automação e colaboração, o que pode aumentar a eficiência das operações da empresa.
  • Fornece proteção de dados e backup para operações de serviço, pois armazena dados em servidores na Cloud seguros, que são monitorizados e mantidos por profissionais. Desta forma, reduz-se o risco de perda, roubo ou corrupção de dados, devido a danos físicos, desastres naturais, erros humanos ou ataques cibernéticos.
  • O sistema ERP Cloud possibilita backup e restauro de dados com facilidade e rapidez, em caso de emergência ou interrupção.
  • Fornece controlo de acesso e monitorização, pois permite que as operações de serviço definam e imponham quem pode aceder a que dados e quais as suas funções dentro do sistema ERP. Isso significa que as operações podem impedir o acesso não autorizado, o uso indevido dos dados da empresa por partes externas, como funcionários, fornecedores, clientes ou hackers.
  • Permite rastrear e auditar as atividades e transações dentro do ERP, o que pode ajudar quem monitoriza a segurança do sistema a detetar e responder a qualquer comportamento suspeito ou anómalo, como violação de dados, fraude ou sabotagem.
  • Fornece atualizações e patchs de segurança, pois aplica automaticamente as mais recentes correções e melhorias de segurança ao sistema ERP, sem exigir intervenção manual ou tempo de inatividade das operações de manutenção.

 

Preocupações a ter na implementação de soluções Cloud ERP

 

Em resumo, os sistemas ERP baseados na Cloud oferecem vários benefícios ao nível da segurança, como escalabilidade, flexibilidade, proteção de dados, backup, controlo de acessos, monitorização e atualizações.

Para garantir desempenho e resultados de segurança ideais, é importante escolher um fornecedor confiável com recursos e serviços de segurança de alta qualidade. Além disso, deverá ser efetuada uma análise de risco completa e selecionado um modelo de implementação em cloud adequado.

Deverão ser definidos métodos fortes de autenticação, a ser implementados tanto para o sistema ERP como para transferência de dados. A formação de pessoal e das partes interessadas em segurança também é importante para impor uma cultura de sensibilização.

Por último, é essencial rever e atualizar regularmente as configurações de segurança do sistema ERP Cloud e realizar auditorias de segurança periódicas.

 

A blink-iT é uma empresa especializada em sistemas de informação e certificada pela Microsoft em soluções ERP, CRM e BI. Com uma década de história, desenvolve e implementa soluções de gestão e de organização interna que ditam o crescimento de empresas de todos os setores de atividade. Saiba mais no site.

 

Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário