fbpx

Como a IoT revoluciona a indústria do presente e do futuro!

A evolução radical da internet sobre uma rede de objetos interligados cria um ambiente inteligente que é caraterizado pelo termo Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT). A IoT é nada mais do que uma rede de dispositivos inteligentes que estão conectados à internet e são capazes de partilhar informações e dados entre si. 

A adoção da IoT no meio industrial permite a transição de sistemas de produção tradicionais para sistemas de produção modernos, gerando oportunidades económicas significativas na reformulação das indústrias. 

IoT industrial capacita as empresas modernas, permitindo-lhes adotar novas estratégias baseadas em dados e lidar com a pressão competitiva global com maior facilidade. Num nível mais complexo, este conceito ajuda a conectar várias funções numa indústria, deste a produção à logística, passando pela gestão de stocks e projetos, segurança e proteção dos respetivos dados. Há uma interação horizontal e vertical entre os dispositivos, abrindo caminho para a conetividade inter-industrial.

 

De que forma a IoT transformou o meio industrial e a tomada de decisão? 

A adoção da Internet of Things aumenta o volume total de dados gerados, transformando os dados industriais em Big Data Industrial. À medida que a IoT cresce, exerce influência sobre o meio industrial. A produção depende de equipamentos e processos massivos conectados à internet, que podem compartilhar dados e permitir a adoção de decisões descentralizadas

É de referir que, embora a IoT influencie o meio industrial de uma forma decisiva, também existem problemas associados, como a segurança ou a falta de interligação entre dispositivos de várias empresas com tecnologias que não possuem padrões técnicos. 

produção continua a liderar no que diz respeito à otimização do potencial da IoT. Os sistemas de automação em rede minimizam os custos em termos de tempo e mão de obra e reduzem os gargalos no fluxo do processo produtivo

O meio industrial terá sido o maior responsável no investimento e na adoção de tecnologias que funcionam com a IoT, até porque não se limita a usar este conceito apenas na produção e nos aspetos técnicos. 

A Internet das Coisas revolucionou a experiência da indústria com os seus clientes e a utilização dos produtos finais. Isso resultou não apenas em utilizadores mais especializados, mas também em processos otimizados e numa melhor gestão dos equipamentos no processo produtivo. A manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos que fazem parte do circuito produtivo também se tornou mais fácil com a adoção da IoT. 

O poder da Internet of Things na construção da indústria do futuro 

São inúmeros os interlocutores a surgir com diferentes plataformas e tecnologias de IoT, tornando o aparecimento de padrões operacionais comum e amplamente aceite. Tal irá garantir que todos os dispositivos sejam capazes de se conectar e trocar dados nas várias plataformas disponíveis, independentemente da marca ou do produto. 

Com a IoT, é possível conectar uma rede de produção pela internet. Uma indústria conectada adotando esta metodologia dá a possibilidade de acesso e monitorização de forma remota, o que traz um enorme potencial na maneira como o meio industrial é gerido. Será possível aceder aos dados da IoT e, através deles, aos aplicativos de qualquer dispositivo conectado à internet, a partir de qualquer parte do mundo. 

Imagine o operador de produção que remotamente poderá verificar o estado das máquinas, o planeamento da produção, a gestão de stocks e outras atividades na sua empresa. Com as tecnologias avançadas, será possível ativar e controlar as máquinas da produção e determinar os resultados da mesma em instalações remotas ou subcontratadas. 

A rastreabilidade, monitorização, visibilidade, gestão de dados em tempo real e respetivos indicadores são benefícios de uma rede conectada à internet. Cada empresa terá de medir os riscos e preocupações e encontrar as melhores soluções. 

No contexto da Indústria 4.0, em que a IoT é parte de uma abordagem integrada e assume um papel central, os dados são a chave e a sua análise torna-se fundamental na conexão de todos os processos. 

Internet of Things oferece possibilidades ilimitadas no meio industrial, pelo que é importante adotar as tecnologias e plataformas mais recentes. Com os protocolos de segurança associados, será possível economizar milhões de euros em produtividadeeficiência operacional

Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário