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Negócios: 5 Dicas Essenciais Para a sua Empresa Crescer!

Negócios com sucesso é o grande objetivo de qualquer empresário, mas este nem sempre sabe como os pode desenvolver.

O que posso fazer para o meu negócio crescer? É talvez a pergunta mais frequente durante o ciclo de vida de uma empresa. Muitas das vezes, as medidas aplicadas para o crescimento de um negócio surgem da necessidade objetiva face ao risco de sobrevivência da empresa e da sua instabilidade financeira.

Há muitas formas para potenciar o crescimento de um negócio. Escolher o melhor caminho para a sua empresa vai depender do tipo de negócio, dos recursos disponíveis e dos recursos financeiros em que está disposto a investir. Se a sua empresa está pronta para crescer, ficam aqui 5 dicas essenciais:

 

1- Estudar o Mercado de forma constante

 

Ter conhecimento do mercado é uma das ferramentas obrigatórias para o crescimento de um negócio. É muito importante estudar a concorrência, verificar as tendências do mercado, investigar novos produtos, analisar soluções mais eficientes para produzir ao mais baixo custo possível ou descobrir produtos que tenham pouca oferta, muita procura e que possam ser oportunidades de negócio.

A diversificação dos produtos e serviços ao dispor dos seus clientes é essencial. Além disso, a expansão para os mercados internacionais também pode ser um poderoso impulso para o crescimento do seu negócio.

Estudar o mercado é a base do planeamento para potenciar o crescimento do seu negócio. Conhecer as tendências tanto da concorrência como dos consumidores, é o alicerce para descobrir as ações a tomar no futuro.

 

2- Automatizar tarefas

 

Atualmente a tecnologia é uma aliada das empresas. A automatização de tarefas contribui de forma decisiva para o crescimento de um negócio, uma vez que vai gerar uma redução de custos de mão-de-obra. Para isso, existem no mercado uma série de softwares que permitem que quase todos os processos de uma empresa possam ser automatizados. Assim, a sua empresa ganha tempo para aquilo que realmente interessa: crescer. Situações como o sistema de cobrança de dívidas a clientes, a gestão de stock ou o controlo da tesouraria e controlo da produção deixam de ser uma dor de cabeça constante.

O facto deste tipo de soluções permitir a automatização de tarefas, vai possibilitar, por exemplo, que o departamento de vendas aumente a sua eficácia no controlo das encomendas e gestão de stock, em tempo real.

Por outro lado, é importante que a sua empresa esteja constantemente à procura de soluções para melhorar o produto final. O aproveitamento da evolução tecnológica é fulcral, pois vai torná-la mais eficiente, impulsionando uma maior rentabilidade.

 

3- Elaborar Estratégias de Marketing

 

Fazer crescer um negócio passa também pelo investimento feito em marketing. As empresas que não investem em marketing normalmente caiem no esquecimento dos consumidores. A venda de produtos ou serviços fica bem mais facilitada quanto mais conhecida for a sua empresa. Um potencial cliente torna-se mais facilmente num cliente efetivo, depois de conhecer o que a sua empresa tem para oferecer.

Uma boa estratégia de marketing ajuda a empresa a situar-se de forma correta no mercado. Vai auxiliá-la na conquista de novos clientes, na fidelização de clientes atuais, na promoção dos seus produtos e serviços, diferenciando-a da sua concorrência e potenciando o negócio. Qualquer empresa obviamente espera que o retorno do investimento seja superior ao valor investido.

 

4- Estabelecer Parcerias

 

Estabelecer parcerias com outras empresas é outra das formas de potenciar o crescimento do seu negócio. Normalmente estas parcerias são efetuadas com empresas concorrentes, que comercializam o mesmo tipo de soluções ou que vendem produtos que se complementam.

Este tipo de união traz vantagens para ambas as partes, pois oferece grandes perspetivas de crescimento. A grande vantagem de uma empresa estabelecer parceria com outra, é o acesso a novos mercados, com baixo índice de investimento e com riscos reduzidos. O resultado de uma parceria faz com que a dimensão da empresa seja maior, o poder de negociação com os fornecedores seja superior, reduzindo, desta forma, os custos. Os processos passam a estar mais automatizados e o valor das vendas será superior. Este facto vai dar à sua a empresa a possibilidade de ser mais competitiva comercialmente, facultando melhores preços aos seus clientes.

 

5- Preparação Organizacional

 

O crescimento do seu negócio está diretamente relacionado com a estrutura organizacional da sua empresa. Para executar com sucesso a sua estratégia, é necessário a definição de procedimentos internos, mantendo o equilíbrio com as políticas gerais da empresa. Para isso, é fundamental estabelecer programas de benefícios competitivos para atrair recursos humanos qualificados. A qualificação e a experiência dos colaboradores trazem enormes vantagens no crescimento de um negócio.

Os colaboradores são, de facto, um fator determinante para o sucesso de uma empresa. A aplicação de práticas para valorizar a cooperação e o espírito de iniciativa contribuem de forma decisiva para o sucesso da estratégia de crescimento. Deste modo, a sua empresa deverá investir na formação e incentivar os colaboradores que tenham melhores resultados. Se a sua empresa tiver um espírito empreendedor e positivo, o crescimento do seu negócio fica muito mais facilitado.

 
 

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