ERP e CRM são softwares de gestão essenciais para o sucesso de qualquer tipo de negócio ou serviço. Tendo em conta que nem sempre é fácil gerir bem todos os recursos de uma empresa, este tipo de programas são uma grande ajuda.
Neste artigo pretendemos focar estes dois tipos de softwares, com objetivos, funções e finalidades diferentes, porque sabemos que surgem muitas dúvidas no momento de decisão sobre eles.
Pretendemos que fique a conhecer as diferenças, características e vantagens de cada um para que possa perceber qual o que melhor se adapta às necessidades do seu negócio e, deste modo, fazer uma escolha acertada.
No âmbito empresarial, com certeza já ouviu falar destes dois softwares, mas será que sabe o que os distingue?
Na verdade, são programas de gestão muito similares, mas com fins distintos. Tanto um ERP, como um CRM, partilham e coordenam a informação de toda a organização, ao mesmo tempo que proporcionam relatórios e previsões baseadas nesses dados. Tudo em tempo real! Contudo, existem diferenças.
O ERP (Enterprise Resource Planning) é a base da gestão de uma empresa. O seu foco é o controlo das questões financeiras, gerindo as despesas efetuadas e pagamentos recebidos, administrando stocks, entre outras funções.
Por outro lado, o CRM (Costumer Relationship Management) gere toda a informação e dados dos clientes atuais e potenciais clientes.
Existem apenas duas formas de gerar ou aumentar o lucro do seu negócio: reduzir custos ou aumentar as vendas. Tanto a primeira estratégia como a segunda são possíveis através de aplicações de ERP e CRM. Contudo, para o ajudar a verificar qual se pode adaptar melhor às suas necessidades, destacamos na imagem seguinte as características essenciais de cada um.
Como pode verificar, os colaboradores da sua empresa e a respetiva produtividade, podem ser administrados por um software ERP. As vendas e os clientes, por outro lado, podem ser geridos por um CRM.
Quando um negócio atinge um certo patamar, o aumento das vendas é um objetivo mais difícil de alcançar. Porém, a redução de custos torna-se uma fonte de receitas mais eficiente e acessível. É mais fácil diminuir os custos em 10% do que aumentar as vendas em 10%.
O ERP foca-se nas áreas de Recursos Humanos, Finanças, Contabilidade, Distribuição e Produção. Ajuda na uniformização dos processos da empresa, tornando-os mais eficazes e reduzindo erros sistemáticos. Assegura, ainda, uma informação estruturada e útil, contribuindo para o aumento da produtividade.
O CRM acaba por ser uma mais-valia, pois é um sistema único que combina Marketing, Vendas, Gestão de Contactos e Serviços de Suporte. Com a agregação destas diversas áreas, consegue obter uma visão mais ampla e clara da progressividade da sua empresa, facilitando a tomada de decisões acertadas sobre as suas estratégias de marketing e vendas.
Como pode verificar, apesar de focarem áreas distintas, estes softwares são essenciais para a gestão de uma empresa. Em alguns casos, o uso complementado dos dois pode ajudar o seu negócio a ser, facilmente, um caso de sucesso.
Se pretender saber ainda mais sobre cada um destes programas de gestão, disponibilizamos um infográfico que o pode ajudar também na implementação, descarregue aqui.
Prometemos não utilizar as suas informações de contacto para enviar qualquer tipo de SPAM.
Pretendemos tornarmo-nos ainda mais próximos dos nossos clientes e parceiros, seguidores e simpatizantes. Serão partilhados conteúdos relevantes como notícias da atualidade, estudos e novos produtos.
TRADUZIMOS LINGUAGEM DE NEGÓCIO
EM LINGUAGEM TÉCNICA!
CONTACTOS
Rua Eng.º Ferreira Dias n.º 161 - E311
4100-247 Porto, Portugal
Ver Mapa
+351 223 249 100 (chamada para a rede fixa nacional)
geral@blink-it.pt
grow in a blink