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ERP ou CRM: qual o software mais adequado para o meu negócio?

ERP 

ERP e CRM são softwares de gestão essenciais para o sucesso de qualquer tipo de negócio ou serviço. Tendo em conta que nem sempre é fácil gerir bem todos os recursos de uma empresa, este tipo de programas são uma grande ajuda.

Neste artigo pretendemos focar estes dois tipos de softwares, com objetivos, funções e finalidades diferentes, porque sabemos que surgem muitas dúvidas no momento de decisão sobre eles.

Pretendemos que fique a conhecer as diferenças, características e vantagens de cada um para que possa perceber qual o que melhor se adapta às necessidades do seu negócio e, deste modo, fazer uma escolha acertada.

 

ERP ou CRM: quais as diferenças?

 

No âmbito empresarial, com certeza já ouviu falar destes dois softwares, mas será que sabe o que os distingue?

Na verdade, são programas de gestão muito similares, mas com fins distintos. Tanto um ERP, como um CRM, partilham e coordenam a informação de toda a organização, ao mesmo tempo que proporcionam relatórios e previsões baseadas nesses dados. Tudo em tempo real! Contudo, existem diferenças.

O ERP (Enterprise Resource Planning) é a base da gestão de uma empresa. O seu foco é o controlo das questões financeiras, gerindo as despesas efetuadas e pagamentos recebidos, administrando stocks, entre outras funções.

Por outro lado, o CRM (Costumer Relationship Management) gere toda a informação e dados dos clientes atuais e potenciais clientes.

 

Qual o melhor para o meu negócio?

 

Existem apenas duas formas de gerar ou aumentar o lucro do seu negócio: reduzir custos ou aumentar as vendas. Tanto a primeira estratégia como a segunda são possíveis através de aplicações de ERP e CRM. Contudo, para o ajudar a verificar qual se pode adaptar melhor às suas necessidades, destacamos na imagem seguinte as características essenciais de cada um.

erp ou crm

Como pode verificar, os colaboradores da sua empresa e a respetiva produtividade, podem ser administrados por um software ERP. As vendas e os clientes, por outro lado, podem ser geridos por um CRM.

 

Quais as vantagens de cada software?

 

• ERP

 

Quando um negócio atinge um certo patamar, o aumento das vendas é um objetivo mais difícil de alcançar. Porém, a redução de custos torna-se uma fonte de receitas mais eficiente e acessível. É mais fácil diminuir os custos em 10% do que aumentar as vendas em 10%.

O ERP foca-se nas áreas de Recursos Humanos, Finanças, Contabilidade, Distribuição e Produção. Ajuda na uniformização dos processos da empresa, tornando-os mais eficazes e reduzindo erros sistemáticos. Assegura, ainda, uma informação estruturada e útil, contribuindo para o aumento da produtividade.

 

• CRM

 

O CRM acaba por ser uma mais-valia, pois é um sistema único que combina Marketing, Vendas, Gestão de Contactos e Serviços de Suporte. Com a agregação destas diversas áreas, consegue obter uma visão mais ampla e clara da progressividade da sua empresa, facilitando a tomada de decisões acertadas sobre as suas estratégias de marketing e vendas.

Como pode verificar, apesar de focarem áreas distintas, estes softwares são essenciais para a gestão de uma empresa. Em alguns casos, o uso complementado dos dois pode ajudar o seu negócio a ser, facilmente, um caso de sucesso.

Se pretender saber ainda mais sobre cada um destes programas de gestão, disponibilizamos um infográfico que o pode ajudar também na implementação, descarregue aqui.

 
 

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