fbpx

10 Sinais de que chegou a hora de investir num sistema ERP

sistema ERP

 

À medida que o seu negócio cresce, é provável que comece a sentir a necessidade de investir num sistema ERP. Contudo, o problema pode estar na escolha do momento exato para dar esse passo.

O investimento em tecnologia deve fazer parte do crescimento de todas as empresa, porque a inovação nunca é demais. Existem alguns sinais aos quais deve estar atento para perceber se a sua empresa já justifica o investimento num sistema ERP. Neste artigo, identificamos 10 desses indícios, com o objetivo de ajudá-lo a tomar uma decisão.

 

1. Precisa de um sistema ERP para organizar dados

 

Um dos pontos que indica que necessita deste tipo de software é o facto de, no final do mês, serem gerados muitos relatórios por diferentes equipas. Cada um destes necessita de ser analisado e comparado com outros, de forma a retirar conclusões.

Um sistema ERP pode ajudar a sua empresa a centralizar todos estes relatórios num só sistema. O software permite cruzar informações em tempo real e criar relatórios específicos para cada um dos departamentos da sua empresa. Por exemplo, no caso de uma encomenda ativada, o setor de produção fica imediatamente a saber o que precisa de produzir.

Além disso, como este software cria informações únicas, permite uma redução do número de erros.

 

2. Dificuldades na gestão de stocks

 

Outro dos sinais de que a sua empresa necessita de investir num sistema ERP é o surgimento constante de erros na gestão de stocks. Se está farto de confirmar manualmente o seu stock e percebe que as quantidades nunca coincidem com a realidade, então chegou a hora! Com um investimento neste tipo de software de gestão, vai poder recuperar o máximo controlo do seu negócio.

 

3. Quando os dados financeiros não batem certo

 

Os seus relatórios financeiros surgem com discrepâncias de resultados? Tem dinheiro excedente ou em falta que não consegue justificar? Se estes problemas ocorrem, então é porque os relatórios que estão a ser produzidos não são fidedignos e contêm erros gerados no processo de lançamento. Assim sendo, a sua empresa precisa de investir num sistema ERP.

Ao optar pela utilização de um software de gestão na sua empresa, vai assegurar que todas as movimentações financeiras são automatizadas. Isto permite que a liquidação, transferência e encontro de contas, lançamento de pendentes, adiantamentos e outros movimentos de tesouraria sejam mais céleres. Além disso, este tipo de procedimentos automatizados possibilita eliminar erros e falhas na introdução de documentos.

 

4. Demasiados funcionários focados numa só tarefa

 

Outro dos sinais de alerta é quando se apercebe que tem demasiados funcionários em backoffice dedicados à introdução de dados no sistema. Esta situação acaba por prejudicar a sua empresa pelo facto de os afastar do contacto com o cliente.

A opção por um sistema ERP vai eliminar estes procedimentos burocráticos, ao automatizá-los. Assim, os seus funcionários poderão dedicar mais tempo às funções de venda, com mais proatividade e resultados.

 

5. Perdeu o controlo da sua empresa

 

Uma das situações frequentes em empresas em fase de crescimento é a perda de controlo. Apesar do aumento do volume de negócio, é fundamental nunca deixar de controlar os diferentes setores. Se deixou de conseguir fazê-lo como desejava, então significa que precisa urgentemente de investir num software de gestão.

Ao optar por um sistema integrado, vai conseguir controlar de forma pormenorizada as diferentes áreas do seu negócio. Além disso, vai poder tomar decisões mais rápidas e assertivas.

 

6. Dificuldades em gerar relatórios

 

A produção de relatórios é fundamental no processo de tomada de decisão sobre o futuro do seu negócio. Necessita de ativar vários departamentos para fazê-lo e gasta demasiado tempo em análise e inserção de dados? Então, talvez a sua empresa necessite de investir num sistema ERP.

Este tipo de solução de gestão integrada permite padronizar os processos de negócio, tornando-os mais eficazes e com menos erros. Além disso, assegura que a informação se mantém estruturada e útil. Graças a este software, vai conseguir, em poucos cliques, obter informação atualizada em tempo real. Dessa forma, poderá tomar as decisões certas para a sua empresa no momento certo.

 

7. Informação duplicada e discrepante

 

Na sua empresa, para obter informações sobre gastos com pessoal, precisa de se dirigir ao departamento financeiro e ao de RH? Por si só, esta situação não faz sentido, pelo facto de se gerar informação duplicada. Aliás, pode até piorar quando os dados dos dois departamentos não batem certo.

De forma a solucionar este problema, pode unificar os dados através da utilização de um sistema ERP. Isto vai permitir-lhe aceder mais facilmente a toda a informação atualizada e sem erros.

 

8. Dificuldades de planeamento

 

Precisa de fazer planos de investimento a médio prazo, mas não tem a informação devidamente organizada para o poder fazer de forma assertiva? Não consegue comparar dados atuais com os referentes a anos anteriores para fazer projeções para o futuro? A razão é simples: precisa de um sistema ERP.

Com este software, vai conseguir aceder a informações arquivadas sobre o seu negócio relativas a períodos anteriores. Assim, poderá fazer projeções que lhe permitem tomar as decisões mais acertadas para continuar a fazer o seu negócio crescer.

 

9. Vendas e produção desalinhadas

 

Não consegue gerir de forma adequada o volume de produção de acordo com as vendas? Vê-se recorrentemente confrontado com problemas de falta de stock ou excedente de produção? Está na hora de optar por um sistema ERP, porque necessita de automatizar os processos e planeamento da sua empresa.

Com este tipo de soluções, vai conseguir planear todo o processo de produção. Assim, vai ser possível baseá-lo nas encomendas, bem como nos objetivos de vendas traçados para cada período.

 

10. O sistema atual gera insatisfação nos colaboradores

 

O último sinal de alerta são as reclamações relativas ao sistema atual. Os seus colaboradores queixam-se constantemente que o sistema dá sempre os mesmos erros, é demasiado lento ou está desatualizado? Talvez deva dar-lhes ouvidos, porque são eles que trabalham diariamente com o software. Optar por uma solução mais moderna e atualizada pode permitir aos seus funcionários serem mais produtivos e assertivos.

Consegue identificar algum destes problemas na sua empresa? Então, talvez esteja na hora de escolher um novo sistema ERP para melhorar a performance do seu negócio! Mantenha-se a par das novidades através da leitura do ebook O ERP e Tendências para o Futuro. Faça o download gratuito e, se necessitar de ajuda, contacte-nos e encontre a solução mais ajustada ao seu negócio.

  

DOWNLOAD EBOOK

  
Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário