fbpx

ERP: Dynamics NAV 2015 Incorpora Validação do NIF

ERP

 

O ERP – Enterprise Resource Planning é uma ferramenta de gestão que permite controlar as diferentes áreas de uma empresa. Através deste programa, as organizações podem monitorizar setores essenciais como faturação, pagamentos, volume de vendas e stock. A aplicação congrega diferentes funcionalidades que permitem aos responsáveis uma visão integrada das instituições.

Assim, a validação do NIF, enquanto ferramenta vital para o trabalho de uma empresa, revela-se indispensável para este programa. Por isso, a Microsoft adiantou-se e incorporou este recurso no Dynamics, o seu software ERP, a partir da edição 2015. O validador de NIF encontra-se disponível apenas para empresas registadas na UE.

A verificação pode ser feita via ficha de cliente ou fornecedor, através do campo NIF. Além de confirmar o número de contribuinte, este campo também inclui informação geral que pode ser usada para completar a ficha do cliente/fornecedor.

Para poder utilizar esta nova ferramenta do sistema ERP da Microsoft, é necessário que siga alguns passos essenciais. O principal é a inserção do endereço de conexão no campo “URL Validação NIF”, na página Config. Contabilidade Geral.

 

Vantagens da validação do NIF com o software ERP

 

A possibilidade de validar o número de contribuinte no ERP é especialmente importante por questões de segurança. Isto porque o NIF é o principal elemento identificativo de uma empresa no espaço da União Europeia.

As empresas alteram os seus dados e iniciam e encerram atividade a um ritmo nunca antes visto.

Dada esta frequência de criação de novas entidades, torna-se fulcral validar as suas identidades para garantir a segurança das transações. Para além disso, existem outras vantagens na validação do número de contribuinte:

  • Combate à fraude: A introdução deste método como normativa para as trocas comerciais permite evitar fraudes ao consumidor final;
  • Combate à evasão fiscal: Operações devidamente validadas com o NIF garantem uma correta taxação nos impostos. Isto possibilita uma carga fiscal mais justa para todos;
  • Cumprimento das normativas europeias: A UE estabeleceu a verificação do NIF como obrigatória para os negócios realizados no seu espaço económico. Por isso, criou também o VIES, uma plataforma digital para validação do NIF a nível europeu.

Estes benefícios demonstram a importância de validar a identidade das entidades com as quais pretende estabelecer trocas comerciais. A incorporação do validador do Número de Identificação Fiscal no Dynamics NAV permite-lhe fazê-lo sem desperdícios de tempo.

Esta é apenas uma das muitas vantagens que pode ter ao implementar um software ERP na sua empresa. Se quer começar a ter um controlo mais efetivo sobre a sua organização, contacte-nos e saiba como podemos ajudá-lo.

 

SABER MAIS

 

Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário