fbpx

8 Estratégias para aumentar a produtividade nas empresas

Produtividade

 

Todas as empresas de sucesso entendem a importância da produtividade num ambiente empresarial. Na verdade, esta variável ajuda as organizações a calcular a capacidade da sua força de trabalho disponível.

A maioria das empresas preocupadas com a produtividade tem, geralmente, funcionários felizes, o que conduz os negócios ao sucesso. Como dizem as pessoas, o que importa não são as horas que um funcionário gasta no trabalho, mas o trabalho que efetua nessas horas.

O ser humano tem uma maneira única de lidar com situações diferentes. Portanto, é necessário que os gestores das empresas entendam os mecanismos e os hábitos de trabalho de cada colaborador.

Se tentar aproximar-se de todos os recursos com a mesma abordagem, provavelmente falhará. Conhecendo o método de cada um, poderá criar um ambiente saudável para os seus funcionários. Dessa forma, conseguirá ajudá-los a atingir os seus objetivos.

Como pode, então, aumentar a produtividade na sua empresa? Pretende que os seus recursos humanos sejam mais produtivos, mas não sabe por onde começar para consegui-lo? Damos-lhe uma ajuda!

1. Atribua responsabilidades

A fim de aumentar a produtividade, certifique-se de que os seus colaboradores têm plena consciência de que são responsáveis ​​pelas suas próprias ações e decisões. Nesse sentido, serão responsabilizados por qualquer que seja o resultado da tarefa que lhes foi confiada.

Ao encorajar os funcionários a fazer um esforço extra, estes serão mais cautelosos e meticulosos com as tarefas que lhes são atribuídas.

2. Motive com vista ao aumento da produtividade

A motivação é um fator essencial para garantir a produtividade no local de trabalho. Funcionários desmotivados – especialmente aqueles que têm a mesma rotina todos os dias – ficam facilmente aborrecidos. Por isso, é fundamental incentivá-los a melhorar continuamente.

Uma maneira eficaz de aumentar a motivação de um funcionário é utilizar a gamification. Use role playing games (RPG), boosts, recompensas, life powers, top player, rankings, obstáculos, level up, point system ou qualquer coisa que seja repetitiva, mas que dê motivação para alcançar algo. Com este tipo de processos, os funcionários são estimulados a trabalhar de maneira mais eficiente, porque podem ganhar alguma coisa com isso.

Palavras de encorajamento, simples agradecimentos e recompensas pelo trabalho mostrarão o quanto a sua empresa valoriza o trabalho dos colaboradores.

3. Dê feedbacks sobre o trabalho desenvolvido

Questione os seus funcionários sobre o estado de cada uma das tarefas que lhes foram atribuídas. Desta forma, manter-se-á a par dos progressos e estimulará a produtividade.

Quando o fizer, procure dar a sua opinião sobre as ações desenvolvidas e sugerir estratégias para melhorar o trabalho. Os funcionários gostam de ouvir o feedback dos seus superiores. É uma forma de saberem que funções necessitam de ajustes, o que está a faltar e que aspetos podem ser melhorados no futuro.

4. Reconheça a capacidade de cada recurso

Saber reconhecer e não duvidar das capacidades dos seus funcionários na execução de tarefas é fundamental para o aumento da produtividade na sua empresa. Dar aos colaboradores liberdade para utilizar qualquer método também os incentiva a aprender, a pensar e a trabalhar de maneira independente.

Se ocorrerem falhas ou erros relacionados com as suas tarefas, é importante comunicar com os responsáveis antes de tirar conclusões precipitadas. Evita-se, assim, que se cometam os mesmos erros no futuro.

Lembre-se de que deve sempre proporcionar um ótimo ambiente de trabalho aos seus funcionários, para melhorar a produtividade no local de trabalho.

5. Certifique-se de que as tarefas são realistas e atingíveis

Sobrecarregar os funcionários com um enorme volume de trabalho e prazos inatingíveis torna-os improdutivos. Por isso, os gestores precisam de definir metas viáveis ​​para extrair informação. Assim, os recursos humanos sentir-se-ão motivados a cumprir as tarefas que lhes são atribuídas.

Ter metas realistas aumentará a eficácia, compreensão e também o papel dos funcionários na organização. Incentive-os a terem intervalos e a realizarem atividades recreativas.

6. Inverta os papéis

Ter um funcionário focado numa tarefa específica permite-lhe aperfeiçoar as suas habilidades. Mas fazer com que este desempenhe a mesma função por muito tempo pode tornar-se cansativo e tedioso, afetando o desempenho e a produtividade.

Para quebrar essa rotina de trabalho, efetue rotações sobre as responsabilidades e apresente algumas novas funções a diferentes colaboradores. Para tal, deve considerar os recursos e o conhecimento dos mesmos.

Ao promover a rotatividade, ajudará a equipa a expandir as suas habilidades e fornecerá uma visão geral das funções desempenhadas e do funcionamento da empresa.

7. Deixe a tecnologia ser a sua melhor aliada

Vivemos numa era digital. Como tal, é inegável que a alavancagem do uso da tecnologia é a melhor coisa que a sua empresa pode fazer.

Há muitas técnicas recém-descobertas que ajudam na produtividade de uma organização. Fornecer a tecnologia necessária aos seus funcionários pode ajudá-los a economizar tempo e a aumentar o nível de satisfação do cliente. E clientes satisfeitos significam fluxo de caixa positivo e vendas para a sua empresa!

8. Dê formação

Assim como atualiza as tecnologias, também os seus funcionários precisam de uma atualização para se tornarem mais produtivos. A aprendizagem é um processo contínuo, pelo que dar formação aos seus funcionários irá não apenas melhorar as suas habilitações, mas também refrescar as suas mentes. Funcionários motivados são funcionários felizes e produtivos!

 

Uma empresa com elevados níveis de produtividade torna-se mais rentável e destaca-se da concorrência! Quer conhecer outras estratégias para tornar o seu negócio mais produtivo? Faça download gratuito do ebook que preparamos para si!

 

DOWNLOAD EBOOK

  
Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário