fbpx

A importância da consultoria na implementação de um ERP

ERP

Se a sua empresa está à procura de um novo Enterprise Resource Planning, é importante que o foco não se centre só nas funcionalidades do software. Limitar os critérios de pesquisa apenas ao ERP é como comprar uma casa nova sem considerar o local.

Não prestar atenção ou reduzir a importância de outros fatores críticos pode restringir a escolha e aumentar a probabilidade de ficar insatisfeito. A boa notícia é que isso pode ser evitado. No caso do ERP, tudo se resume a avaliar de perto os consultores de implementação com os quais a sua empresa vai cooperar, assim como avaliar o próprio software.

É importante entender e aceitar que um ERP não implementado é totalmente inútil. Quando é adquirido, ainda não está a fornecer nenhum benefício, não facilitou em nada a otimização dos processos da sua empresa e não substituiu o antigo sistema que está a ser utilizado.

Transformar o potencial do ERP em realidade é o trabalho de qualquer empresa de consultoria. Nem todos os projetos de implementação são histórias bem-sucedidas. A falha é uma opção. É importante lembrar que um ERP recém-adquirido não faz nada, exceto fornecer um potencial para gerir melhor os processos inerentes ao negócio.

 

Porque é que as implementações de sistemas ERP falham?

Quando uma implementação falha, as respostas centram-se normalmente no software. “O software não funciona” é uma resposta que ouvimos com frequência. Porém, os utilizadores nem sempre têm consciência de que um sistema ERP que não é implementado é inútil.

São duas as principais razões por trás de implementações de ERP fracassadas:

  • Não houve transferência adequada de conhecimento dos consultores para os utilizadores finais. O papel dos consultores na implementação do ERP é trabalhar em conjunto com os key-users da organização. Devem desenvolver novos procedimentos que atendam aos objetivos da empresa e aproveitar ao máximo as funcionalidades que o software oferece.
  • Os procedimentos não foram testados devidamente. A primeira camada de testes é efetuada para provar que os novos procedimentos desenvolvidos pelos consultores do ERP alcançam o resultado desejado. Uma vez comprovado, os utilizadores finais podem ser formados. A segunda camada de testes é realizada para provar que os utilizadores estão, de facto, formados.

Os consultores envolvidos na implementação do ERP transformam o potencial em realidade. Já os utilizadores finais, seguindo os procedimentos criados pelos consultores, acabam por executar e entregar o sucesso da implementação.

 

A consultoria na implementação é mais relevante do que as funcionalidades do software?

 

Sim, o papel da consultoria é mais relevante. Ao implementar um ERP sem uma equipa de consultores de implementação experientes, que tenham um histórico comprovado de sucesso, provavelmente deixará grande parte da funcionalidade do software inexplorada. E esta só é útil se for utilizada.

No entanto, é importante ressalvar que os melhores consultores de implementação de soluções ERP não conseguem obter resultados com um sistema que não é adequado à empresa ou que não possui uma funcionalidade crítica para a realidade da mesma. Portanto, as funcionalidades do software também são importantes.

 

Razões que atestam a importância da consultoria na implementação de um ERP

Análise empresarial abrangente

Uma equipa de consultoria experiente vai, primeiro, orientar o seu foco para entender os processos de negócio da empresa. Os consultores evitam fazer algo apressadamente e investem tempo considerável na verificação dos processos de negócio atuais antes de apresentar uma solução.

Vantagem no teste do sistema

Nada pode superar a vantagem de ter um consultor experiente, que atende às necessidades da empresa. Este está bem ciente dos problemas ou preocupações que podem surgir do software. Além disso, assegura o bom teste do sistema e garante que tudo está a funcionar exatamente como deveria. Além disso, um especialista ajuda a resolver problemas, se estes ocorrerem. O teste é reconhecido como uma das fases mais cruciais na implementação do ERP.

Execução monitorizada e bem gerida

Após a identificação do objetivo de um projeto, torna-se essencial a execução perfeita do mesmo. Um consultor especialista ajuda a selecionar a melhor solução ERP, projetada para agilizar os processos de negócio, simplificar o procedimento manual e concentrar-se na economia geral de eficiência. Um consultor especializado sabe como assegurar a integração adequada de todos os aspectos ao sistema existente, tornando a transição suave e simples.

Formação

A implementação do ERP pode trazer implicações significativas para a eficiência e a produtividade do seu negócio. Para ter a certeza de que caminha no rumo certo, é necessário garantir uma alta taxa de adoção por parte dos utilizadores.

Os consultores de ERP trabalham com a organização para selecionar os key-users e formá-los de acordo. Também ajudam a garantir que todos os funcionários são instruídos sobre como fazer a melhor utilização do ERP, a fim de beneficiar a organização como um todo.

Além das acima mencionadas, a consultoria na implementação do ERP também irá beneficiar a sua organização nas seguintes vertentes:

  • Risco reduzido;
  • Melhor compreensão de problemas complexos;
  • Seleção de uma solução ideal de ERP.

Em conclusão, pode dizer-se que a compra e implementação de soluções ERP, juntamente com a contratação de uma equipa de consultoria experiente, é um passo importante que as organizações empresariais devem dar. O foco deve estar na garantia de uma solução que auxilie o funcionamento do negócio em grande parte, reduzindo significativamente o custo.

 

Conte com a blink-iT para a implementação de um ERP na sua empresa!

Muitas empresas, atualmente, são obrigadas a adaptar as suas estratégias de negócio ou até a mudar completamente a sua estrutura para poderem responder eficazmente aos constantes desafios que lhes vão sendo impostos.

A consultoria em sistemas de informação é cada vez mais importante para as organizações, otimizando a seleção da melhor solução, agilizando a sua implementação e melhorando as probabilidades de sucesso dos projetos.

Instalar um sistema ERP exige um planeamento minucioso, com clareza de objetivos e metas. É um processo bastante complexo e moroso. Afeta a organização como um todo, inclusive nas suas operações do dia-a-dia. A consultoria auxilia o gestor na decisão pela implementação de um sistema ERP adequado ao modelo de gestão da empresa, tendo em conta as necessidades tecnológicas.

Na blink-iT, visto que existe uma enorme diversidade de soluções e um desajuste das ferramentas ao negócio, avaliamos e sugerimos o software ERP que melhor se adequa às necessidades de cada cliente. Conte connosco para conseguir uma implementação bem-sucedida!

  

SABER MAIS

  
Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário