fbpx

Gestão da Mudança nas Organizações: Como Ser Eficaz?

Gestão da mudança   A gestão da mudança é um desafio para as organizações. A maioria das empresas vive, atualmente, sob pressão para dar resposta ao ambiente de negócios externo em rápida evolução, às economias locais e globais e ao avanço tecnológico. Isso significa que os processos, sistemas e estratégias devem mudar e evoluir continuamente para que estas permaneçam competitivas.

As mudanças nas organizações afetam, na sua maioria, os recursos humanos. A perda de funcionários é dispendiosa, devido aos custos de recrutamento associados e ao tempo envolvido na obtenção de novos funcionários. Cada vez que um colaborador deixa uma empresa, o conhecimento essencial do negócio pode ficar em risco.

 

Como obter uma gestão da mudança eficaz na sua organização?

 

Um plano de gestão da mudança pode ser baseado numa transição suave. Ademais, deve garantir que os funcionários são orientados durante todo o processo.

Aproximadamente 70% das iniciativas de mudança fracassam, devido a atitudes negativas dos colaboradores e ao comportamento de gestão improdutivo. A utilização de serviços de consultoria profissional para gestão da mudança pode, com efeito, aumentar a probabilidade de ter sucesso.

É importante definir claramente a mudança e alinhá-la com os objetivos do seu negócio. Pode parecer óbvio, mas muitas organizações não cumprem este primeiro passo vital.

Uma coisa é articular a mudança necessária. Outra completamente diferente é efetuar uma revisão crítica em relação aos objetivos organizacionais e metas de desempenho. Isto para garantir que a mudança leva a sua empresa na direção certa.

Esta etapa também pode ajudá-lo a determinar o valor da mudança e a quantificar o esforço que deverá investir. Para uma gestão da mudança eficaz na sua organização, é importante refletir, analisar e responder às seguintes questões:

 

1. O que precisamos de mudar? Porque é que a mudança é necessária?

 

Depois de saber exatamente o que deseja alcançar e porquê, deverá determinar os impactos da mudança em vários níveis organizacionais. É de todo útil analisar o efeito em cada unidade de negócios. É igualmente importante perceber como ocorrem as alterações em cascata através da estrutura organizacional até ao funcionário. As informações obtidas nesta análise vão ajudar a traçar um planeamento de formação e de suporte necessário para mitigar os impactos.

 

2. Quais os impactos da mudança? Quem será mais afetado? Como será recebida a mudança por parte dos funcionários?

 

Todos os colaboradores devem ser envolvidos no processo de gestão da mudança. Mas o primeiro passo será definir os funcionários-chave aos quais deverá comunicar as alterações.

É necessário determinar os meios mais eficazes de comunicação para o grupo ou individualmente. A estratégia de comunicação deve incluir um cronograma de como a mudança será incrementalmente comunicada, mensagens-chave, bem como os canais de comunicação que pretende utilizar.

 

3. Como é que a mudança vai ser comunicada? Como é que o feedback vai ser gerido?

 

Com a mensagem de mudança em aberto, é importante que os seus funcionários saibam que vão ter formação. A mesma permitir-lhes-á obter os conhecimentos necessários para operar com eficiência à medida que a mudança for implementada. Na formação, poderá incluir um conjunto de módulos online de microaprendizagem ou uma abordagem presencial.

 

4. Quais os comportamentos e competências necessários para alcançar os objetivos? Qual a metodologia de formação mais eficaz?

 

Para uma gestão da mudança eficaz, é também necessário garantir que a sua empresa possui uma equipa de suporte. A mesma deve ajudar os funcionários a adaptarem-se à mudança e a desenvolverem os comportamentos e competências técnicas necessários para alcançar os resultados de negócio desejados. Independentemente de as mudanças resultarem em redundâncias ou reestruturações, deverá encarar o suporte como fundamental para o sucesso da empresa.

 

5. Onde é que o suporte é mais necessário? Que tipos de suporte serão mais eficazes?

 

Durante todo o processo, uma estrutura deverá ser implementada para medir o impacto das mudanças nos negócios. A mesma permitirá garantir que existem oportunidades de reforço contínuo, a fim de criar conhecimento. Deverá ainda avaliar o plano de gestão da mudança para determinar a sua eficácia e documentar as experiências obtidas.

 

6. A mudança ajudou a atingir as metas do seu negócio? O processo foi bem-sucedido? O que poderia ter sido feito de forma diferente?

 

Se a sua empresa está a passar por um período de mudança organizacional, é importante encontrar os melhores parceiros que possam auxiliar na gestão do processo. Desse modo, conseguirá atingir as metas de negócios e minimizar os impactos associados.

A gestão da mudança eficaz reduz o risco de o novo sistema ou outra mudança serem rejeitados pela empresa. Além disso, aumenta o trabalho em equipa necessário para que a organização aceite a mudança e opere de maneira mais eficiente.

 
 

Subscrever o Blogue

captcha

A blink-iT Solutions está comprometida com o cumprimento do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais necessitamos do seu consentimento e para tal, necessita de conhecer e aceitar a nossa Política de Privacidade.

Aceito a Política de Privacidade
Dou consentimento ao tratamento de dados

Prometemos não utilizar as suas informações de contacto para enviar qualquer tipo de SPAM.

Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário