fbpx

CRM: Como Explorar Sinergias com o Software ERP?

crm

 

O CRM – Customer Relationship Management é uma das mais conhecidas aplicações informáticas na área do customer service. A sua implementação é fundamental para criar relações mais produtivas entre os clientes e as organizações. Ao mesmo tempo, é uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas. Isto porque permite reunir informação sobre potenciais clientes e, assim, personalizar as ofertas.

O ERP – Enterprise Resource Planning, por sua vez, pode ser considerado a ferramenta base de qualquer empresa. A sua principal função é integrar várias aplicações e permitir um acesso mais rápido e fácil às diferentes informações. Com o ERP, pode gerir áreas tão distintas como recursos humanos, finanças, stocks, entre outras.

Num mundo empresarial cada vez mais competitivo, torna-se difícil acompanhar todas as tendências do mercado e as necessidades dos clientes. No entanto, com o avanço da tecnologia, este trabalho começa a ficar simplificado.

As recentes inovações permitem-lhe estar sempre atualizado nas áreas fundamentais para o seu negócio, desde a financeira à tecnológica. O CRM e o ERP são ferramentas digitais criadas especialmente para otimizar as rotinas de produção da sua instituição.

Procura um software que se enquadre exatamente nas necessidades da sua organização? Não encontra toda a informação necessária para tomar uma decisão? É importante ter presente que estas duas aplicações podem beneficiar de forma distinta, mas integrada, o seu negócio.

 

Seis linhas a considerar para a integração entre CRM e ERP

 

Existem pontos essenciais a ter em atenção quando selecionar o software para a sua instituição. Na lista que se segue, são enumerados os seis parâmetros fundamentais a considerar em prol da melhoria da gestão da sua empresa.

 

1. Como centralizar o seu negócio num único software

 

É importante perceber quais os departamentos fundamentais da empresa. Após essa análise, poderá escolher o software mais eficaz para concentrar a informação dos mesmos.

 

2. Como criar relações de proximidade com os seus clientes

 

As ferramentas digitais são, com efeito, essenciais para que compreenda o seu público-alvo. Com o sistema CRM adequado, poderá acompanhar o seu histórico de vendas. Conseguirá, além disso, traçar o perfil de atuais e futuros clientes e resolver mais eficazmente as reclamações.

 

3. Principais motivos para ligar um software CRM a uma solução ERP

 

É importante apurar e ponderar as vantagens de ter os dois sistemas a operar simultaneamente. Esta análise deve ser feita em função da área de negócios em que a sua organização está a operar.

 

4. Funcionalidades típicas dos dois softwares

 

Antes de investir num software de gestão, deve investigar as funções de cada versão. Só assim poderá confirmar se são adequadas às necessidades da sua empresa.

 

5. Vantagens da utilização de um software CRM e/ou ERP

 

Independentemente da dimensão da sua organização, existem benefícios claros da utilização do CRM e do ERP. O primeiro é um aliado importante nas vendas e o segundo é uma ferramenta poderosa para poupar tempo. Por isso, recomenda-se que analise todas as vantagens detalhadamente.

 

6. Principais desvantagens de não utilizar uma solução CRM/ERP

 

Descubra o que está a perder ao não implementar nenhuma destas soluções. Contabilize, com a sua equipa, o tempo que tarda a elaborar relatórios e a reunir informação dispersa. Logo depois, analise atentamente os resultados.

 

Considere estes passos essenciais e não deixe que a concorrência seja um problema. Crie relações duradouras para a sua empresa e dê respostas eficazes às suas necessidades. Aumente a satisfação e fidelize atuais e novos clientes.

Faça download do nosso ebook e descubra como ERP e CRM podem ajudar a maximizar a produtividade do seu negócio.

 

DESCARREGAR EBOOK

 
Artigo anterior e próximo

Adicionar Comentário